GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
Mais Posts

Planilha de gastos diários: como fazer

Para quem anda de cabelos em pé ao tirar o extrato no final do mês, o jeito é partir para o controle de despesas radical: preencha uma planilha de gastos diários e descubra tudo sobre seu próprio dinheiro, aonde, quando e no que você costuma gastar. Outra opção muito rápida e prática é usar uma planilha online.

Para quem deseja montar sua planilha, o primeiro passo é buscar na internet. Aqui, no GuiaBolso.com, por exemplo, há algumas dicas para fazer uma planilha de gastos diários que seja a cara das suas finanças. O importante é que ela contenha campos suficientes para inserir todos os seus gastos, do pão nosso de cada dia até a última cerveja ou o último cigarro avulso.

Como fazer

Escolha uma hora do dia e faça deste ato uma rotina, um momento em que você colocará em preto e branco os gastos das últimas 24 horas. Nesta tabela, os gastos mensais ficam de fora, pois estes podem ser contabilizados posteriormente em outra tabela. O objetivo desta planilha é justamente controlar aquelas compras não regulares, espontâneas, de aparência inofensiva, mas que no final, fazem a diferença na cor do seu saldo bancário.

Leia também: “Por que você não deve fazer uma planilha de gastos no Excel”

 

Planilha diaria

Uma planilha de gastos diários deve conter os dias em uma coluna ou linha. As demais linhas ou colunas devem conter os itens onde seu dinheiro precioso foi empregado: transporte, supermercado, restaurante, cinema, livros, despesas com correios, troco do flanelinha, etc. Fique ligado: uma vez baixada e salva em seu computador, a tabela é sua e pode ser editada de acordo com suas necessidades.

As planilhas de gastos diários são ferramentas customizáveis, com fórmulas ao final das colunas ou linhas que somam automaticamente o resultado dos valores individuais. Para começar a montar a sua planilha pessoal no Excel do seu computador, basta você abrir o programa Excel, iniciar uma pasta de trabalho em branco e montar as colunas, “data”, “nome da despesa”, “valor da despesa” e “categoria da despesa”. Caso você prefira algo mais rápido, você pode acessar o GuiaBolso.com, cadastrar-se e começar a controlar suas finanças já!

Para ajudá-lo, baixe aqui um modelo de planilha de gastos diários.

Comente!

comentários

 
 
 
Mais Posts