GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
Mais Posts

Como ensinar as crianças a economizar

Não há como negar que vivemos em uma sociedade consumista e nesse contexto no qual comprar é a palavra de ordem, é indispensável que se comece a pensar no futuro desde cedo. Ainda na infância, os pais e a escola devem educar as crianças visando prepará-las para um consumo consciente. Além disso, é nos anos iniciais da vida que os pequenos aprendem a economizar e dar valor às coisas.

Você sabe como fazer isso? Que tal conferir algumas dicas para ensinar as crianças a controlarem os gastos e a manejar o dinheiro? Vem com a gente!

little girl depositing change in her piggy bank

 

Ensine o valor de tudo

Quando nos referimos ao valor das coisas, não estamos falando apenas do preço das roupas, brinquedos e livros. Um dos grandes erros dos pais é não inserir os filhos nas contas maiores, inclusive nas despesas básicas da casa.

Mesmo sendo criança, ela deve ter noção do quanto custa a água que usa para tomar banho, a luz que deixa acesa sem necessidade, o lanche que diariamente leva para a escola. As crianças devem saber o valor de tudo isso e fazer a sua parte (ainda que seja uma parcela pequena) para ajudar na economia doméstica.

 

Mesada: recomendada com moderação

A mesada pode assumir um caráter muito educativo na formação da criança em termos financeiros. No caso das crianças menores, a “semanada” funciona melhor, pois os pequenos possuem mais capacidade para administrar quantias menores e mais frequentes do que valores maiores uma vez por mês.

As mesadas ou semanadas devem ser proporcionais  à idade das crianças e ainda que os pais tenham um alto padrão de vida, eles não devem oferecer quantias muito elevadas, afinal, estamos falando de crianças! Outra dica importante é a cada moedinha ou nota, explicar para o seu filho o quanto de tempo de trabalho esse dinheiro te custou.

 

Insira as crianças nos projetos da família

Não deixe o seu filho de fora dos projetos familiares, pois ele pode ajudar e aprender muito com os desafios e planejamentos financeiros da família. Se o plano for viajar nas férias, estabeleça pequenas metas e diga para ele economizar parte da mesada para gastar na viagem. Se a ideia for comprar um carro, explique porque a aquisição será um presentão para a família inteira e diga que terão que evitar alguns gastos durante um tempo. Mesmo que isso pareça complexo para uma criança, ela vai te entender. Basta falar com jeitinho!

 

Aposte no lúdico

Para ensinar uma criança a economizar é preciso usar uma linguagem clara e objetiva. Além disso, é imprescindível que a ludicidade entre em cena. As brincadeiras, especialmente nesse caso, ensinam mais do que as palavras. Nesse sentido, jogos como Banco Imobiliário e Monopoly ajudam na educação financeira das crianças. Levá-las para fazer compras e lançar o desafio para eles comprarem “X” produtos com “X” valor também é uma experiência divertida e valiosa. Criar tarefas para que eles conquistem a mesada ao invés de ganharem sem nenhum esforço também ensina que nada na vida cai do céu. Assim eles aprenderão o valor das coisas e a importância do trabalho.

E aí, curtiu as nossas dicas? Viu que não é nenhum bicho de sete cabeças ensinar as crianças a economizar? Compartilhe conosco as suas experiências e opiniões.

 

Comente!

comentários

 
 
 
Mais Posts