10 dicas econômicas para crianças se divertirem nas férias

Depositphotos_23728665_s

Depositphotos_23728665_s

Com as férias escolares se aproximando, muitos pais temem o quase inevitável aumento nos gastos. Afinal, haja fôlego para entreter essa turminha! Mas as famílias que estão na luta para organizar as contas domésticas ou em plena contenção de gastos não precisam se preocupar: existem muitas atividades para se fazer com as crianças nesse período que não demandam dinheiro mas criatividade!

Mais do que um programa divertido, as crianças querem mesmo, durante as férias, é sair da rotina e curtir a família e os amigos. Então, anote as nossas dicas para uma temporada inesquecível:

 

1) Cineminha em casa com os amigos

Ir ao cinema é bem caro hoje em dia, não é mesmo? Por outro lado, convidar toda a turma para uma sessão de filmes na sala é garantia de sucesso e menores gastos. Faça uma seleção de dois ou três dos filmes favoritos da garotada, faça pipoca, disponibilize sucos variados e espalhe as almofadas no chão. Tem coisa melhor para os dias mais frios ou de chuva?

 

2) Piquenique no parque

Se o tempo estiver bom, invente um piquenique: aqui, novamente, vale convidar os melhores amigos. Escolha o parque mais bacana da cidade, chame as crianças para ajudar a preparar o lanche, separe uma toalha ou edredom para esticar na grama e garanta uma bela tarde ao ar livre. Uma dica para economizar é pedir aos pais de cada criança para preparar algo. Assim, cada um leva uma guloseima para ser dividida entre todos.

 

3) Acampamento no quintal ou na sala

Garantia de farra! Monte a barraca no quintal de casa – vale a sala para quem mora em apartamento – e deixe as crianças se divertirem à vontade. Para deixar a noite ainda mais animada, organize uma sessão para contar histórias.

 

4) Produção das próprias obras de arte

Algumas telas (use as mais baratas, encontradas em papelarias) e tintas variadas são o suficiente para liberar o artista que existe em seu filho. Forre o chão com jornal para minimizar a sujeira, respire fundo e deixe-os criar. Depois, use as obras para decorar o quarto das crianças – eles vão se sentir muito importantes!

 

5) Fotos em família

Escolham um belo parque ou jardim e façam uma sessão de fotos de toda a família! Não deixe, depois, de imprimir as fotos. Uma alternativa barata e bonita para exibir o resultado é fazer porta-retratos de várias cores e estilos e pendurá-los na parede, fazendo uma composição.

 

6) Festa de aniversário da boneca

Clássico entre as meninas! Convide as melhores amigas para comemorar o “aniversário” das bonecas preferidas.

 

7) Organize um desfile ou peça de teatro

Outro clássico: carcterize as crianças com maquiagem e roupas que você já tem e inventem personagens para uma peça de teatro. Meninas e meninos vão adorar a ideia de se transformarem em heróis e princesas!

 

8) Noite dos jogos

Ótima opção para crianças mais velhas e adolescentes: resgate aqueles velhos jogos de tabuleiro e façam uma competição. Montem times para ficar mais divertido!

 

9) Observação de estrelas

Se a sua cidade possui um observatório, agende uma visita (geralmente, o acesso é gratuito). Mas uma alternativa tão divertida quanto essa é organizar sua própria observação de estrelas: com um aplicativo para o smartphone ou tablet vocês localizam as constelações e garantem horas inesquecíveis com as crianças sob as estrelas.

 

10) Façam uma “cápsula do tempo”

Que tal guardar em uma caixa alguns objetos que lembrem quem são vocês hoje para abrir daqui a alguns anos? Vale escolher um brinquedo, recortar notícias de jornal, escrever uma carta. Depois, enterrem no jardim ou guardem em um lugar pouco frequentado da casa. Pode acreditar: as crianças vão ficar muito animadas com essa ideia!

 

Viu como é fácil pensar em alternativas gratuitas – ou quase – para se fazer com as crianças? E você, o que faz de divertido para seus filhos e que não custa nada? Deixe seu comentário!

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *