10 dicas para viajar barato!

viajar barato

banner-620x100-2 viajar baratoA maioria das pessoas acredita que viajar é sinônimo de gastar muito, de sair do orçamento e de aumentar as dívidas. No entanto, viajar pode não ser algo muito caro se você se planejar previamente para a viagem. E viajar barato é mais fácil do que você imagina! Na verdade, quem se planeja com antecedência consegue passagens mais baratas, hotéis a preços promocionais, além de possibilitar tempo para você economizar antes de embarcar! Pensando nisso, preparamos as 10 dicas mais importantes para quem quer viajar barato! Confira:

1. Pesquise os preços das passagens com antecedência

Para caber em um orçamento apertado, planejar a compra das passagens é hoje essencial. Isso significa começar a pesquisar preços de passagens com pelo menos 6 meses de antecedência, principalmente se for uma viagem internacional. Prefira comprar aos finais de semana, quando os preços normalmente são menores. Além disso, use sites de comparação de preços, como oSubmarino Viagens e o Kayak.

2. Acompanhe promoções pela Internet para viajar barato

Sites como o Melhores Destinos anunciam diariamente diversas promoções de hotéis e passagens. Há inclusive um app deles para quem quer receber notificações sobre essas promoções no celular! Se você tem maior flexibilidade de datas, essas promoções-relâmpago podem ser uma boa opção.

3. Otimize seu roteiro

Quer conhecer vários países da Europa e a Índia? Que tal fazer um de cada vez? Quando você planeja uma viagem levando em consideração distâncias geográficas, dificuldades para a obtenção de visto e o valor dos deslocamentos, é possível otimizar muito o orçamento. Por exemplo, uma viagem à Austrália pode muito bem contar com uma “perna” também na Nova Zelândia, que está bem próxima!

4. Que tal se hospedar de forma diferente?

Já pensou em não se hospedar em um hotel em sua próxima viagem? Albergues, pousadas (Bed & Breakfast), além de alugueis de apartamento (já conhece o site Airbnb?) são muito mais em conta do que hotéis!

5. Faça reservas com bastante antecedência

Seja para hospedagem, seja para passagens (trem, ônibus e avião), faça reservas com antecedência! Todas as empresas costumam cobrar mais caro por reservas em cima da hora, por isso é importante se planejar.

6. Viaje na baixa temporada!

Caso você tenha a disponibilidade de viajar na baixa temporada, isso pode economizar muito no orçamento final da viagem. Além disso, as temperaturas costumam ser mais amenas (Nova York no verão é muito quente, mas extremamente fria no inverno), lojas ficam mais vazias e as atrações turísticas têm menos filas.

7. Estipule um limite diário de gastos e controle o orçamento

Qual é seu orçamento total de viagem, excluindo passagem e estadia? Divida esse valor pelo número de dias da viagem e não o ultrapasse. Se sobrar algum dinheiro de um dia para o outro, faça a conta novamente e aumente o valor diário. Assim, você não sai do orçamento! Utilize também aplicativos de controle orçamentário, como o GuiaBolso, que vão tornar essa tarefa de viajar barato muito mais fácil e rápida.

8. Faça amigos em outras localidades

Pode parecer bobagem, mas além de ganhar amigos nos lugares onde viaja, você também estará planejando os próximos destinos a visitar. Convide outros turistas para te visitarem e tenha a garantia de também recebido quando visitar o país, ou a região deles.

9. Fuja de restaurantes “para turista”

Todo destino tem aqueles restaurantes feitos para turistas: preços altos, pratos sofisticados e muitas pessoas de fora como consumidores. Em vez disso, procure restaurantes mais “autênticos”, frequentados por locais. A comida costuma ser bem melhor e mais em conta.

10. Viaje sem pressa

Para viajar barato, procure ir sem pressa, tomando seu tempo para conhecer cada cidade e atração turística. Ao programar muitos passeios para viagens curtas, por exemplo, além de gastar muito com transporte em viagens expressas, você deixa de conhecer direito os destinos e acaba não aproveitando pelo que pagou. O que achou dessas dicas? Tem mais alguma contribuição para nossa lista? Deixe aqui nos comentários! banner-620x100-1Leia também:  As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro  50 dicas para aprender como economizar dinheiro  Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?  Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *