Porque os brasileiros recorrem ao cheque especial?

banner-GB
Saúde Financeira
Os brasileiros recorreram menos ao cheque especial para fechar as contas de janeiro e até investiram um pouco mais. É o que mostra o Índice de Saúde Financeira do GuiaBolso, primeiro aplicativo de controle financeiro automático do Brasil. Apesar de as duas variáveis – dívida e investimento – terem contribuído para a melhora do indicador geral de janeiro na comparação com dezembro, as finanças dos brasileiros ainda estão em estado ‘doente’, com 398 pontos de um máximo de 700. Em janeiro de 2015, o índice estava em 430 pontos, estado considerado febril pela metodologia da pesquisa.
Saúde Financeira_Jan16
* Base de usuários: 23 mil / Salário médio: R$ 1.982,50
Para ser considerado ‘saudável’, o Índice de Saúde Financeira deve ficar acima de 490 pontos. Isso quer dizer que o brasileiro deveria economizar pelo menos 15% de tudo o que ganha por mês, investir acima de 10% do orçamento e não recorrer ao cheque especial.
Thiago Alvarez, sócio fundador do GuiaBolso, explica que o baixo investimento é o principal peso negativo para a nota geral. De 233 pontos possíveis, a categoria investimento marcou 69 em janeiro – pontuação maior que em dezembro, mas muito abaixo do ideal. Apenas 1% da renda total é investida, enquanto o recomendado é 10 a 15%. Evidenciando que 2015 foi um ano difícil, em relação a janeiro do ano passado, o indicador caiu 15%.
“O brasileiro ainda não consegue guardar dinheiro para investir – hoje ele gasta quase tudo que ganha. Por isso é tão importante fazer o controle financeiro das despesas e os apps facilitam muito esse trabalho. Vemos que a saúde financeira melhora em 24% nos primeiros meses de uso do app”, comenta.
Um dos três indicadores da pesquisa, o Fluxo de Caixa caiu 6% em janeiro, para 121 pontos de 233 pontos possíveis.  Isso significa que, descontados todos os gastos do total das receitas, sobrou menos de 5% do orçamento em janeiro do que em dezembro. As despesas extras de início do ano, como IPVA, IPTU, matrículas e reajustes ajudam a explicar a queda do indicador em comparação com dezembro.
Saúde Financeira - Três indicadores - Jan16
Por fim, o indicador de Dívida, que mede a frequência e volume de juros pagos por uso do cheque especial, melhorou em janeiro, na relação com dezembro. A variável mede tanto o tempo que as pessoas ficam penduradas no cheque especial quanto o valor pago em juros, relativo ao montante da dívida. A entrada de uma renda extra no fim do ano – 13º salário e bônus – aliviou o orçamento e diminuiu a necessidade de usar o cheque especial. Segundo o Banco Central, os juros do cheque especial atingiram 292% em dezembro.
O Índice de Saúde Financeira, divulgado mensalmente pelo GuiaBolso, primeiro aplicativo automático de controle financeiro do Brasil, avaliou dados de 23.000 usuários do aplicativo, cujo salário médio é de R$ 1.982,50.
Regra 50-15-35 – Fazer o controle financeiro das receitas e despesas é fundamental para não ser pego de surpresa em uma emergência e ter de recorrer a empréstimos caros, como o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito. A recomendação, segundo a Regra 50-15-35, é destinar 15% de sua renda para Prioridades Financeiras. Se estiver endividado, esse dinheiro deve ir para o pagamento das dívidas. Se não há débitos pendentes, o ideal é poupar para conquistar seus objetivos de médio e longo prazo.
Na hora de ver onde pode cortar gastos, os aplicativos automáticos de controle, como o GuiaBolso, facilitam o trabalho. Dados do GuiaBolso apontam para uma melhora de 14%, em média, na saúde financeira das pessoas após um mês de uso do aplicativo. Essa é uma boa notícia para o brasileiro, pois mostra que é possível reverter a situação e sair do vermelho.
Metodologia
O indicador avalia a Saúde Financeira do brasileiro sob três variáveis: Fluxo de Caixa, Investimento e Dívida.
Entrou mRégua Saúde Financieraais dinheiro que saiu? – Mede a diferença entre as entradas e saídas mensais de sua conta corrente. Quanto mais dinheiro sobrar, melhor.
Evitou o cheque especial? – Avalia se você conseguiu evitar o cheque especial. Quanto menos utilizar melhor.
Quanto foi aplicado? – Avalia quanto você está aplicando em investimentos no mês. Quanto mais, melhor.
Cada variável recebe uma nota, com base na renda e nas transações da conta corrente da pessoa. A somatória das notas de cada um dos critérios compõe o resultado final, que pode variar entre zero e 700. Uma nota entre 607 e 700 significa que as finanças do brasileiro estão exemplares. Porém se a pontuação estiver entre 0 e 190 a saúde financeira do brasileiro está crítica, beirando a “UTI”.
 ]]>

2 Comments

  1. Ecelente

  2. Como poupa

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *