Aprenda a colocar objetivos no seu planejamento financeiro

banner-GB planilhas financeirasEm tempos de crise econômica, manter as finanças pessoais sob controle é um passo muito importante para quem quer colocar a vida financeira em dia e entender melhor os gastos mensais. Com atenção e planejamento, é possível fazer um bom controle do orçamento, estabelecer prioridades e até mesmo identificar como aplicar melhor o dinheiro. As planilhas financeiras são grandes aliadas neste processo. Confira as dicas que preparamos para você colocar o seu orçamento doméstico em dia!

Estabeleça os gastos obrigatórios

O primeiro passo para organizar a sua planilha financeira é estabelecer as despesas obrigatórias mensais, que incluem os gastos fixos ou oscilantes com moradia, que incluem o custo de aluguel ou financiamento, além das contas da casa como telefone, internet, luz, água, IPTU, entre outros, manutenção de automóveis, mensalidades, escola, academia, supermercado, alimentação e demais compromissos mensais. Ao organizar os seus compromissos financeiros prioritários do mês, você pode começar a dimensionar os gastos e poderá visualizar a fatia do seu orçamento doméstico que está comprometida com o básico. Essa estratégia também possibilita verificar para onde o seu dinheiro está indo e a ver onde é possível economizar.

Controle os supérfluos

A maioria das pessoas tem facilidade em fazer o controle financeiro das despesas fixas mensais. O grande problema é ter o mesmo rigor na hora de acrescentar os gastos do cotidiano na sua planilha financeira. O cafezinho depois do almoço, aquele encontro com um amigo que virou um lanche da tarde na confeitaria do bairro, o happy hour da empresa ou a cerveja com os amigos devem ser contabilizados na sua planilha financeira para que você possa controlar o montante que é gasto neste tipo de despesa. Os supérfluos são importantes para o planejamento financeiro porque é com eles que você gasta uma boa parte da sua renda, mesmo sem perceber. No primeiro mês, simplesmente anote todos os gastos para, daí em diante, dimensionar melhor o orçamento para os gastos casuais para que eles não pesem tanto no seu planejamento financeiro!

Atenção no Supermercado

Outro aspecto do orçamento doméstico que pode fazer diferença no seu bolso é controlar melhor o gasto para manter a casa. Além de ter mais atenção a quanto você gasta todo mês, comece a observar quanto tempo duram os produtos na sua casa e, sempre que possível, prefira embalagens maiores ou pacotes econômicos. Outra dica é pesquisar preços para comprar melhor. O supermercado que oferece os melhores alimentos também pode ser o mais caro para comprar produtos de limpeza. Controlar estes gastos é a melhor maneira de planejar melhor as compras do mês e economizar na compra.

Crie uma rotina com suas planilhas financeiras

Na hora do aperto, todo mundo busca alternativas para controlar melhor o dinheiro e a planilha financeira parece ser a grande salvadora da pátria. No entanto, bastam as coisas melhorarem um pouco para que o controle de gastos vá para segundo plano. Ter controle do orçamento doméstico requer compromisso regular com a atualização da sua planilha financeira. Uma boa maneira de fazer este controle com praticidade é apostar em apps de controle de gastos, como o Guia Bolso. Assim, você não se esquece de registrar os gastos e vai poder visualizar melhor a situação do seu orçamento doméstico usando um smartphone ou tablet. E então, que tal iniciar uma nova etapa na sua vida financeira? Se você tem outras dicas de planejamento financeiro ou conhece mais formas de colocar o orçamento em dia, deixe seu comentário! banner-GB-2 Leia também: – Compare 6 opções de empréstimo pessoal online  As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro  Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?  Planilha de gastos mensais: como fazer?  ]]>

One Comment

  1. Boa noite
    Admirei muito este site.
    Beijos!
    shameonyoublogueira.com do Portal Shame Intelimax
    Alice http://www.xispe.com.br/mais-inteligente-com-alimentacao/

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *