Está pensando em investir? Conheça antes seu perfil de risco

saude-financeira-perfil-de-risco

Você quer fazer um investimento, mas sempre achou complicado demais o mundo das finanças, cheio de palavras complexas e incompreensíveis? Não se preocupe, aqui falamos sua língua. Você verá o quanto todo este universo do dinheiro pode ser simples!

Antes de investir em ações de alguma empresa, por exemplo, uma boa opção é consultar a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que pode dar referências relativas à saúde financeira da empresa que se pretende investir. Isto significa também avaliar o perfil de risco ao se investir em determinada marca ou empresa.

Segundo a CVM, antes de investir, é fundamental traçar o perfil do investidor para elaborar qual o melhor investimento a se fazer. As questões que traçam o perfil variam desde a idade do investidor, o que ele espera da aplicação, até em quanto tempo ele necessita de retorno.

Saúde financeira e perfil de risco são temas que caminham juntos quando se está pensando em investir! Mas o que é, afinal, o perfil de risco?

É o perfil que avalia os tipos de clientes dispostos a investir. Ele pode variar entre conservador (que busca segurança acima de tudo), moderado (está disposto a correr um pouco de risco a fim de obter ganhos com índices superiores à inflação) e agressivo (aceita correr riscos a médio e longo prazo).

A saúde financeira diz respeito ao contexto educacional que o termo possui em finanças, como controle de gastos, contenção de despesas, ou seja, o equilíbrio que a pessoa dá ao dinheiro.

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *