Entenda o que significa diversificação de investimentos

investimentos-inteligentes

“Diversificar investimentos”. Esta expressão parece complicada, mas não é o bicho de sete cabeças que você está pensando. Vamos ajudá-lo a pensar seu dinheiro de uma maneira simples.

Com a alta da inflação e a constante queda na taxa de juros (a chamada “Selic”), a boa e velha poupança perdeu seu caráter atrativo, o que fez com que muita gente transferisse seus recursos para outros tipos de aplicações, de menor segurança, mas muito mais rentáveis. Com a taxa de juros no menor patamar desde 1986 (7,5%), a poupança passou a render míseros 5,25% ao ano, índice menor do que a inflação prevista para 2012 (na faixa de 6%). Ou seja, deixar o dinheiro na poupança significa deixar seu dinheiro ser comido pela inflação. Entenda suas finanças e aprenda, portanto, a diversificar seus investimentos.

diversificacao de investimentosPara quem já entendeu que não dá mais para deixar seus recursos sumirem na poupança, a dica é diversificar sua carteira de aplicações. Mas o que isso significa na prática? Ter carteira diversificada é repartir suas economias aplicadas, em diversos tipos de produtos, como fundos de investimento, ações, CBD e títulos públicos.

diversificacaoA razão para essa divisão é escapar do vaivém do mercado. Por exemplo: se você colocar todo o seu dinheiro em ações de uma companhia petrolífera e houver algum conflito no Oriente Médio, uma tendência de queda violenta pode ocorrer repentinamente, destruindo todas suas economias. E não são poucos os casos de falência, nessas situações.

investimentos

Para escapar dessa imprevisibilidade do mercado, a dica é repartir todas as suas economias em diversas aplicações. Um exemplo de divisão do dinheiro para quem tem perfil conservador: 25% em compra de ouro, 25% em imóveis e 50% em CDB. Para quem tem perfil agressivo, ou seja, não se importa em arriscar mais e adora a adrenalina do mercado, deixar 25% dos seus no mercado acionário, 35% em CDB e 40% em títulos do governo é uma sugestão interessante de diversificação de investimentos e que pode ajudar você a ter mais dinheiro rendendo todos os meses. Entenda suas finanças!

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *