Economize na hora das compras. Pesquise!

economia-compra-em-supermercado

Embora a expectativa dos analistas de mercado para o IPCA 2012 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) esteja na casa dos 5,44%, a variação de preços em um supermercado pode ir muito além desse percentual. Segundo uma pesquisa recente feita pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), a amplitude dos preços dos alimentos em um supermercado pode chegar a mais 70%. Dessa maneira, quem valoriza o equilíbrio do orçamento doméstico, deve ficar atento à necessidade de realizar uma boa pesquisa antes de fazer aquela volumosa compra do mês ou da semana.


Existem ainda inúmeras dicas para fazer uma compra sensata. Além de fazer uma ampla comparação em diversos estabelecimentos, evitar comprar no fim de semana pode ser uma dica valiosa. Isso porque a maioria das instituições sabe que as pessoas só têm tempo de ir às compras no sábado e no domingo. Colocar preços mais atrativos durante a semana é uma maneira dos estabelecimentos equilibrarem o fluxo.

Mais uma sugestão: faça um planejamento detalhado do que você realmente precisa e jamais vá às compras com fome (o que aumenta a possibilidade de realizar compras impulsivas e desnecessárias). Vá ao supermercado após o almoço ou jantar, mas sempre com uma lista de itens a serem adquiridos, já pesquisados e que fazem parte das suas necessidades mensais/ semanais.

Faça uma planilha no Excel com os gastos realizados com alimentação, mês a mês, a fim de monitorar adequadamente seu orçamento doméstico. Outra questão é que, com a inflação controlada, vale mais a pena fazer compras em diversos mercados, ao longo de todo o mês, do que comprar todos os itens em um mesmo lugar. Fique de olho na saúde do seu bolso!

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *