Juro baixo faz com que previdência busque inovação

beneficios-previdencia-privada

Você é um dos quase 12 milhões de brasileiros que pagam previdência privada? Se a resposta foi positiva, você certamente já deve ter percebido que a sucessiva queda da taxa de juros referencial (Selic) não é interessante para suas aplicações, certo?


Mas se você é um daqueles que não estão acompanhando muito os noticiários, nem entendem muito de economia, vamos explicar como a redução da Selic pode representar um obstáculo à sua rentabilidade.

O Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central já deu sinais de que, no médio prazo, a Selic deve permanecer estável até que se inicie um novo ciclo de queda. Na casa dos 7,5%, o país (que já viu, há alguns meses, a Selic na faixa de 12%) ainda está aprendendo que a redução dessas taxas não é totalmente boa para todos os brasileiros.


Se, por um lado, a redução na Selic torna mais fácil a renegociação de dívidas, os índices de inadimplência começam a ser reduzidos, o crédito se torna mais acessível e menos pesado, por outro, o rendimento de algumas aplicações se desintegra. Caso da poupança e da previdência privada.

 

O problema é que a taxa de juros real, que já esteve em patamares médios de 10% ao ano, hoje não passa de 2,5%. Mas o que isso tem a ver com meu planejamento financeiro de longo prazo? Tudo.


Quem estava planejando juntar um montante que fosse capaz de garantir uma renda em torno de R$ 10 mil ao mês, com esses referenciais em queda, certamente terá que replanejar sua estratégia, uma vez que a remuneração mais baixa ofertada pelos planos de previdência privada implicará em benefício menor no fim do período estipulado.

Uma saída interessante aos investidores é ir em busca de planos multifundos, os quais trabalham com renda fixa e variável ao mesmo tempo. Como sempre ocorreu no mercado financeiro, diversificação é a palavra-chave, sobretudo agora, em um momento em que a renda fixa passa a não ser mais tão atraente ao aplicador quanto era há alguns anos. Fale com seu consultor sobre as opções em planos multifundos e dê um upgrade em seus investimentos.

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *