Utilize simuladores e ferramentas gratuitos para cuidar de suas finanças

simuladores-online-financas-pessoais

Com a taxa de juros em constante queda e o rendimento da caderneta de poupança atrelado a Selic, muitos brasileiros têm saído em busca de novas aplicações. Contudo, muitas vezes, não temos conhecimento sobre como simular a rentabilidade das diversas opções de investimento disponíveis no mercado.


O fato é que existe uma infinidade de aplicativos capazes de simular o desempenho de suas finanças pessoais, muitos deles, oferecidos gratuitamente por sites especializados.

Um desses programas é o Cálculo Exato, um site que oferece não somente a opção de realizar cálculos financeiros complexos, mas também, conversões monetárias, simulação de férias, décimo terceiro, avaliações de renegociações de dívidas, simuladores de tributos e muito mais.

Colocar em uma planilha todas as suas receitas e despesas mensais, bem como a rentabilidade de sua carteira de aplicação, é essencial para manter o controle do fluxo de seu patrimônio e conseguir administrar seus ativos com sensatez e equilíbrio. Quem possui bons conhecimentos em informática pode criar sua própria base de dados em aplicativos de uso doméstico, como o Excel. Entretanto, quem não conhece muito sobre o mundo digital, pode recorrer à planilhas e simuladores prontos, como o Cálculo Exato ou outros programas do gênero.

Para quem gosta de aplicar parte de suas finanças pessoais em títulos do Tesouro, o Simulador do Tesouro Direto, desenvolvido pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) – responsável pela guarda centralizada das operações realizadas no mercado financeiro – é uma ótima opção para conhecer um pouco melhor esse tipo de aplicação e saber quais são suas reais possibilidades de ganhos.

 

Há ainda um aplicativo muito semelhante, criado pela Receita Federal, também um Simulador do Tesouro Direto, o qual fornece a rentabilidade bruta e líquida (após o IR), mediante a inserção do título adquirido e preenchimento de alguns dados, como data da compra, data do vencimento, valor investido, taxa do papel na compra, etc. São ferramentas simples de auxílio às finanças pessoais, mas que podem ser um verdadeiro divisor de águas para quem não está conseguindo enxergar o rumo de suas aplicações ou orçamento mensal!

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *