A importância de pedir nota fiscal na hora da compra

nota fiscal paulista

Muitas vezes, fazemos compras e esquecemos de pedir nota fiscal. Afinal, por que ela é tão importante? A nota fiscal é o documento que comprova a compra. Em seu conteúdo devem constar todos os dados referentes à transação: data, nome do produto, quantidade, preço e valor total pago pelo comprador.

A nota fiscal serve como prova da compra, o que ajuda se o consumidor tiver uma reclamação e precisar de alguma troca. Junto ao Procon, por exemplo, a nota fiscal tira qualquer dúvida sobre o que foi comprado. Se o caso for sério e você precisar de um advogado, a nota fiscal é um documento essencial no processo.

 

Mas não é somente o consumidor, em suas finanças pessoais, que se beneficia com a emissão da nota fiscal, pois este documento é a única maneira que o governo tem de controlar o pagamento de impostos relativos às transações. Na verdade, qualquer tipo de negócio está sujeito ao ISS (Imposto Sobre Serviços) e ao ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços).

Pedir a nota fiscal é tão importante que alguns governos estaduais incentivam os consumidores em forma de descontos em outros impostos, beneficiando até mesmo as finanças pessoais de quem está comprando. Assim, quem pede nota fiscal de entidades pagadoras de ISS (hospitais, academias, etc.) recebe um crédito que dá direito a descontos no pagamento do IPTU. Existem outros incentivos no qual o valor do desconto pode até ser transferido para a conta corrente do consumidor.

Peça sempre a nota fiscal e fique de olho nos descontos oferecidos pelo seu estado. Quem sabe suas compras custam mais barato do que você pensa?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *