Entenda seu extrato bancário

extrato-bancario

O extrato bancário é o documento fiscal mais importante para controle de movimentações financeiras. Detalhamento minucioso de todas as saídas e entrada de recursos da conta corrente ou poupança de cada correntista, é através do extrato bancário que os clientes dos bancos podem gerenciar seus recursos ou observar a presença de eventuais débitos indevidos.

extrato bancarioDe acordo com o Banco Central, autarquia ligada ao Estado que compõe o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e que tem, entre outras funções, fiscalizar a atuação das instituições financeiras, os bancos são obrigados a fornecerem ao menos um extrato por mês aos seus clientes, sem que haja qualquer tipo de cobrança pelo oferecimento do serviço, o que evidencia a importância dessa ferramenta de controle da saúde financeira dos clientes. Mas será que você sabe ao certo interpretar os registros impressos em seu extrato bancário? Conheça as abreviações e o que cada uma significa.

extrato bancario saude financeira

O espaço é limitado nesses comprovantes, o que faz com que as instituições insiram uma série de abreviações nesses documentos. Embora cada banco tenha sua própria maneira de lançar os valores, existem algumas padronizações que devem ser compreendidas por todos os usuários.

Uma delas é que ao lado de cada valor existem as distinções “C” (crédito) ou “D” (débito, ou seja, valores que foram descontados de sua conta). Importante ter consciência que sobre estes valores, incidirão juros que podem multiplicar seu saldo negativo).

Basicamente, em cada linha, você encontrará, mais à esquerda, a data da ocorrência, no centro, a descrição da movimentação e, em seguida, os valores e a notação “C” ou “D”.

extrato bancario controle financasHá ainda outras notações, como CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundos) e Cheque Prescrito (cheque que foi apresentado após o prazo de prescrição, que é de 6 meses após o prazo de apresentação). Um outro detalhe interessante é que, em geral, os bancos expõem, no fim do documento, dois saldos. Muita atenção aqui, já que o maior deles costuma vir destacado e engloba o limite da conta (ou seja, é o seu saldo acrescido do limite do cheque especial, aquele que possui juros de mais de 100% ao ano). Muito cuidado com a leitura de seus extratos para não prejudicar sua saúde financeira.

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *