Você sabe o que é um pagamento à vista?

Sabia que o pagamento à vista pode ser feito de quatro formas? Conheça cada uma delas e veja qual é a mais polêmica entre comerciantes

pagamento a vista mesmo valor

Toda vez que alguém faz uma compra e quita na mesma hora seu débito, em uma só parcela, está realizando um pagamento à vista – e, para a maioria das pessoas, livrar-se dos juros que quase sempre acompanham o parcelamento é a melhor forma de manter a saúde financeira e ficar longe de dívida. Mas você conhece todas as formas pelas quais ele pode ser feito?

saude financeira pagamento a vista mesmo valor Muita gente acha que o pagamento à vista é apenas aquele feito em cash (dinheiro) ou através do cartão de débito, mas na realidade ele pode ser feito também com cheque e – acredite – cartão de crédito, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o CDC.saude financeira e pagamentos a vista

Esta última forma é a que causa mais polêmica, principalmente para o comerciante, que não gosta de considerá-la desta forma por causa do aluguel da maquininha, cujo custo é negociado com a operadora e varia de acordo com a quantidade de máquinas alugadas e também com o volume de vendas. Só que, normalmente, o lojista acaba repassando esse valor para seu produto e quem acaba cobrindo essa despesa, de uma forma ou de outra, é mesmo o consumidor.

cartao de credito tambem e pagamento a vista

Por outro lado, ainda no entendimento do CDC, ele é uma ferramenta de crédito que não envolve o lojista, portanto não é considerado pagamento à prazo – e, por isso mesmo, não pode haver diferenciação de preço entre as formas de pagamento à vista, cláusula, inclusive, que consta do contrato entre lojistas e as administradoras. O não cumprimento dessa determinação incorre em prática abusiva prevista no artigo 39, inciso X, do Código de Defesa do Consumidor.

 

Comentários

comentários

One Comment

  1. eu entendi,e eu soube tudo que eu queria!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *