Como encontrar sua independência financeira?

Como encontrar sua independência financeira

O que podemos aprender com uma designer e uma planejadora financeira quando o assunto é dinheiro.

Quando escutamos o termo independência financeira diversas imagens começam a aparecer na cabeça: a mulher que ganhou na loteria, a socialite esbanjando uma vida glamourosa, o casal viajando pela Europa.

No entanto, liberdade financeira não depende apenas dos nossos sonhos, mas principalmente das escolhas que fazemos atualmente.

Seu patrimônio ou o valor da sua conta bancária são apenas parte disso. O que podemos realmente entender como liberdade financeira diz muito mais respeito a um estado de espírito livre de preocupações.

Como encontrar sua independência financeira

Cena do filme “Comer, Rezar e Amar”

Quando estava escrevendo esse artigo, logo lembrei de Fátima, 39 anos, uma planejadora financeira que passou 15 anos trabalhando num grande banco. Para ela, se alguém a perguntasse o significado de liberdade financeira, a resposta era clara: muito dinheiro, casa na praia, roupas de marca. Era sempre sobre coisas, nunca sobre um sentimento. Isso começou a mudar após conhecer seu atual namorado, Benny, um francês com mais jeitão de brasileiro, que a convidou para passar férias em seu país de origem.

“O convite era irrecusável, passar férias em Paris, sempre tive esse sonho”. No entanto, a maior surpresa que Fátima não sabia era que eles iriam para o vilarejo no sudeste da França onde seu namorado tinha crescido. A ida ao vilarejo começou a mudar o pensamento de Fátima. “Lá, a vida era mais simples, mais confortável, havia de fato uma sensação de que não precisava daquele dinheiro todo que almejava”.

Hoje, a vida desregrada que levava na época de banco foi trocada por uma mais tranquila, em que valoriza muito mais os finais de semana com sua família e amigos, o relacionamento que tem com seus alunos nos cursos de finanças e o passeio de bicicleta aos domingos.

Sabemos que nem sempre é fácil conseguir essa independência. No caso de Fátima, ter as finanças sob o controle permitiu que ela conseguisse investir boa parte do seu dinheiro, sem ter que se preocupar com as dívidas.

Como encontrar sua independência financeira?

Cena do filme “O Diabo Veste Prada”

Agora, será que é possível atingir esse objetivo quando você é uma fashionista viciada em moda, tendo que conviver com alguns cartões estourados, mas mesmo assim mantendo o hábito de comprar. A designer Maíra, 30, nos mostra que é possível. “No começo de 2011, eu havia me divorciado, tinha uma filha de 4 anos e mais dez mil reais em dívida. Foi então que comecei a me mexer, trabalhava numa agência de publicidade e a noite dava aulas de edição de imagem. Sabia que seria difícil vencer as dívidas e, por isso, comecei a tentar juntar um dinheiro extra onde era possível”. Além das aulas, Maíra consegui juntar mais de cinco mil reais organizando bazares que além dos óculos, bolsas e sapatos também eram vendidos doces e bebidas para suas amigas. Foi através dessa renda extra que suas finanças começarem a se organizar. “Foi um momento de desapego da minha vida, hoje me sinto muito mais aliviada”

Ao final da entrevista, Maíra não esconde e comenta “ainda mantenho meu hábito de gastar em roupas, mas agora, antes de comprar penso em 3 coisas: Eu realmente gostei? Eu vou usar? Eu posso pagar?”

E para você, qual é o significado de “independência financeira”?

 

 

Comentários

comentários

4 Comments

  1. Paguei o meu empréstimo e não recebi. Paguei a taxa do IOF. a taxa do contrato até à gora só mentira

    • Oi, Rose! Tudo bem?
      Ficamos preocupados com a sua situação e fomos verificar o que está acontecendo. Segundo o sistema, não consta nenhum registro realizado em seu nome. Se você preferir, entre em contato com a gente pelo e-mail suporte@guiabolso.com.br.
      Queremos te ajudar!
      Feliz 2018!

  2. Como posso falar com vocês paguei meu empréstimo e não recebi paguei a taxa do IOF de 713.mais a taxa do contrato de 1257 quero meu dinheiro de volta por favor

  3. Prada financeira e a credlight.com.br cade odono desas.empresa .paguei a taxa do IOF mais a taxa do contrato

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *