GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Saia das dívidas como um alpinista

Nesses anos de planejador financeiro, venho recebendo diversas mensagens dos usuários perguntando como sair das dívidas. Sempre quando reflito sobre esse assunto, a resposta vem de modo simples, mas muito esclarecedora: o segredo está em ações certeiras que irão tornar mais fácil a maneira como você lida com suas dívidas.

O que eu quero dizer com isso? Bem, se você já teve alguma dívida, pôde testemunhar a sensação de que o problema é tão grande que parece não ter fim. Aí vem o desânimo ou o medo de lidar com ela.

Pense nas dívidas como uma grande montanha, que para chegar ao seu ponto mais alto, não será nem através de helicóptero, nem com a adrenalina de pular de paraquedas. Mas sim, com o esforço de um alpinista que após muito estudo e preparo conquistou seu objetivo.

Por isso, acreditamos que esse é o segredo. Quebrando em pequenas atitudes, ao invés de olhá-los como um único gigante, conseguimos trilhar um caminho para a liberdade – e isso faz toda a diferença. Aqui estão alguns passos de como fazer:

Alpinista 2

Não sabe para onde seu dinheiro está indo

Ok, vamos tirar nosso medo e começar a lidar com os fatos. O mais importante deles: quanto você está gastando todo mês e para onde seu dinheiro é destinado.

Ação 1: Liste todos seus gastos, seja eles do cartão de crédito e débito, que poderão ser acessados pelo extrato bancário, ou pagos com dinheiro, que deverão ser anotados durante um mês. Feito isso, organize todos os gastos em itens como: Lazer, Supermercado, Transporte, Educação, Cuidados Pessoais, entre outros. Isso levará alguns minutos e lhe fornecerá uma noção concreta do seu orçamento mensal.

 

Está gastando mais do que pode

Isso é uma dificuldade para muitos de nós. As diversas propagandas que mostram a felicidade de ter tal produto, nos traz uma sensação ilusória de que algo está faltando. No entanto, um carro novo ou roupas de marca dificilmente farão de nós pessoas mais felizes. Esses gastos poderão atrapalhar nosso orçamento e serem um ponto de partida para nossas dívidas.

Ação 2: Examine seu comportamento e pense em como será possível mudar. Uma dica é retirar as facilidades que nos fazem gastar mais. Deixe os cartões de crédito de lado e esqueça o cheque especial. Dê prioridade para cartões de débito, pré-pago ou dinheiro.

O mais interessante desse desafio é procurar novas maneiras de se divertir sem gastar muito. Você tem alguma dica?

 

Não sabe por qual dívida começar

Esse pode ser um dos truques mais importantes para se livrar das dívidas.

Saia das dívidas como um alpinista

Ação 3: O primeiro passo a ser feito é listar todas as dívidas e ordená-las de acordo com a taxa de juros e importância, como dívidas da conta de luz, que devem ser tratadas primeiro, pois se não forem pagas haverá corte no fornecimento de energia. Feito isso, procure por uma renegociação,  veja com o seu credor se você pode obter algum crédito que cobre taxas menores, como o crédito consignado ou um empréstimo com garantia de bem. Dessa forma, você poderá poupar muito dinheiro apenas trocando sua dívida cara por uma barata.

 

Não possui renda suficiente

Pode-se até pensar que esse é um grande problema, mas nos dias de hoje podemos fazer pequenas ações que podem aumentar nosso rendimento consideravelmente.

Ação 4:  Sabe bastante sobre determinado assunto? Gosta de cozinhar? Tem algum hobby? Imagine vender doces e salgados para os amigos,  dar aulas sobre algo que você gosta ou mesmo revender algum produto. Deixe sua imaginação fluir, provavelmente você encontrará alguma oportunidade.

cardapio-ceialanches-04-bolos

Será que você não conseguiria um dinheiro extra fazendo essas deliciosas sobremesas? (foto:Mangai)

 

Não fique desmotivado com suas dívidas

Isso acontece quando nos deparamos com aquela montanha gigante, onde não é possível ver o cume porque está coberto por uma densa neblina. Muitas vezes essa incerteza faz as pessoas voltarem atrás, o que é algo totalmente desmotivador, pois elas estavam no caminho certo.

Ação 5: Motivação é algo complicado, mas o que eu descobri é que são pequenas coisas que te deixam motivado: sua família, seus objetivos de vida, o desafio de vencer. Seja qual for sua força de vontade, use-a como chave para sua motivação. Faça um “quadro de inspiração” com fotos de sua família, amigos, lugares que deseja visitar, frases; escreva seus objetivos (comprar uma casa, tirar a aposentadoria, viajar). São simples ações que vão te manter motivado.

 

Comente!

comentários

 
 

mauricio comentou:

Bom dia eu baixe o guia bolso mas fiquei com medo, gostaria de saber se posso confiar mesmo ater por quer você colocar sua conta a disposição. posso fazer todo procedimento

02/10/2015, 08:28

    Naiara Bertão comentou:

    Olá, Maurício, tudo bem?

    Entendo a preocupação com a segurança da sua conta, mas o GuiaBolso é super seguro. Pedimos apenas a senha de visualização do seu Internet Banking, ou seja, não dá para fazer movimentações na conta, apenas ver o que está acontecendo nela.

    Trabalhamos com a mesma tecnologia dos grandes bancos, certificado pelos maiores especialistas em segurança na Internet. Todos os seus dados são criptografados e somente você tem acesso a eles – nem mesmo os nossos funcionários podem ver as suas transações ou senha.

    Entretanto, se você preferir, é possível acessar o GuiaBolso sem sincronizar seus dados, basta acessar o aplicativo do seu smartphone e criar uma conta manual.

    Se precisar de mais alguma informação, é só entrar em contato com o nosso suporte, ficaremos felizes em ajudá-lo 🙂
    suporte@guiabolso.com.br

    07/10/2015, 15:16

Marcia Nilceia Antunes da Rosa comentou:

Boa tarde, preciso de um esclarecimento, fui contactada via telefone informando que teria uma divida ativa com este banco. Por favor, gostaria que estivessem me esclarecendo a respeito. Meu cpf 558785049 87

07/07/2016, 14:08

    GuiaBolso comentou:

    Oi, Marcia

    Tudo bem? Não somos um banco. Deve ter sido algum engano. Em todo caso, dentro do aplicativo GuiaBolso você pode consultar seu CPF e verificar se está com alguma dívida ativa.

    13/07/2016, 10:55

Tatiane luiz de soyza comentou:

Renegocia dividas

05/10/2016, 00:48

    GuiaBolso comentou:

    Oi, Tatiane

    Tudo bem? Não entendemos a sua dúvida. Nos envie de novo, por favor, com mais detalhes.

    =)

    10/10/2016, 12:45

Geovan apostolo de oliveira comentou:

Oi estou querendo nergocia a minha divida do meu cartao de credito.itaucard 2.0

08/01/2017, 12:30

    GuiaBolso comentou:

    Oi, Geovan

    Boa sorte! Basta procurar seu credor e tentar abrir uma negociação =)

    09/01/2017, 10:03

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play