Sair do vermelho: guia rápido para quem quer quitar as dívidas

sair do vermelho

Compras parceladas, despesas com o cartão de crédito, imprevistos que exigem gastos urgentes são apenas alguns dos procedimentos que podem acabar em dívidas. A culpa não é somente dos preços altos e dos juros caríssimos. A falta de dinheiro e, principalmente, de organização é o que deixa muita gente no vermelho.

sair do vermelho

Se você não se planejou bem e agora está cheio de dívidas que precisam ser pagas, é hora de reverter a situação. Reúna todas as contas, dê prioridade as com maiores juros e maior importância e corte gastos para conseguir quitar as dívidas.

Para quem está “no aperto”, parece um esforço enorme se organizar para conseguir guardar aquele dinheirinho que nunca sobra no final do mês. O segredo para quitar as dívidas e deixar de ser um devedor é fazer um planejamento que atenda as suas necessidades, ter paciência e ser disciplinado com as próprias finanças. Para você se organizar e se livrar das dívidas de uma forma eficiente, preparamos um guia rápido que vai te ajudar a sair do vermelho rapidamente. Siga nossos passos e reduza já as suas dívidas!

 

1) Organize todos seus gastos

Provavelmente, você está em dívida porque adquiriu algo sem que tivesse fundos suficientes para realizar a compra em questão. Fique atento ao seu saldo disponível e as suas despesas para saber quanto tem e quanto pode gastar. Este é o primeiro passo para quem quer poupar, além de evitar novas dívidas e possibilitar os pagamentos pendentes.

Utilize uma planilha de gastos ou uma ferramenta online, como o GuiaBolso.com. Isso permite que você consiga organizar suas despesas do mês em categorias e definir o que pode ser ajustado de uma forma mais clara. Inicialmente, é muito comum você achar que não possui gastos dispensáveis, porém poupar é sempre possível, acredite. Por exemplo, você pode falar menos ao celular, fazer mais refeições em casa ou trocar as marcas dos produtos que costuma comprar por similares mais baratas. Dessa forma, você terá um dinheiro a mais no final do mês, que será utilizado para quitar as parcelas da sua dívida.

Leia também: “Por que você não deve fazer uma planilha de gastos no excel?”

2) Defina o quanto você quer reservar por mês

Com os gastos organizados, fica mais fácil definir quanto do seu dinheiro será utilizado para o pagamento das dívidas. Para fazer um planejamento mais preciso com relação aos valores, você também pode estipular em quanto tempo pretende quitá-las.

Também assista ao vídeo com mais dicas do GuiaBolso de como reduzir dívidas

 

3) Procure meios para ganhar mais dinheiro

Se puder, tente fazer horas-extras no trabalho ou até mesmo conseguir algum trabalho como freelancer. Medidas como esta te deixarão mais cansado, porém com mais dinheiro na conta, pense nisso. É um aperto agora, para um benefício enorme no futuro.

Outra forma de aumentar o seu saldo é desfazendo-se de coisas que você não usa mais. Roupas, eletrônicos e aquilo que estiver em boas condições, podem ser vendidos. Você pode organizar um bazar ou, o que é mais fácil, vender online. Pesquise por sites especializados em troca e venda de itens usados, eles têm bastante visibilidade atualmente.

 

4) Não faça mais empréstimos

É muito importante entender que para economizar quantias consideráveis, você tem que se esforçar. Mesmo que já tenha pago a parcela pendente do mês, não saia esbanjando por aí. Deixe de lado o cartão de crédito, os parcelamentos, procure sempre pagar à vista e gaste apenas com o que for estritamente necessário. No momento, o seu objetivo é reduzir as despesas.

 

5) Priorize o pagamento das dívidas com maiores juros e importância 

Analisando as suas contas, dê preferência aquelas que cobram os maiores juros (se não sabe quais são, é preciso descobrir!) e para as que são de maior importância: as pendências que envolvem serviços que você realmente precisa, mas serão cortados em caso de falta de pagamento.

 

6) Renegocie suas dívidas

Você pode juntar dinheiro para pagar um número maior de parcelas e pedir um desconto na taxa de juros ou até oferecer um valor à vista para liquidar a dívida de imediato.

Se a dívida contraída apresenta juros muitos altos ou parcelas que dificultam o processo de pagamento,  converse com seu gerente e pergunte sobre a possibilidade de  trocá-la por um empréstimo com juros mais baixos ou de renegociá-la para definir parcelas que caibam no seu bolso.

 

7) Tenha disciplina

Para colocar as dicas do nosso guia em prática e se livrar das dívidas, ter disciplina é essencial. Entenda que a mudança na rotina financeira é temporária. O lado positivo é que agora você sabe como lidar com o dinheiro e não irá cometer os mesmos erros. Sair do vermelho requer um comprometimento total da sua parte, não desanime!

O GuiaBolso.com quer ser seu principal aliado nesse processo, queremos que você use e abuse do nosso sistema de controle financeiro para alcançar o quanto antes seu objetivo de sair do vermelho de uma vez por todas!

Já teve experiências com dívidas? Conta para nós nos comentários!

Comentários

comentários

8 Comments

  1. quem são vcs?pq é de graça a consultoria?

    • Olá Evelyne, boa noite.

      O GuiaBolso é um consultor de finanças pessoais, que te ajuda a planejar e controlar melhor o seu dinheiro. Dê uma olhada aqui no site: https://www.guiabolso.com.br/como-funciona

      O serviço é gratuito porque temos parceiros que acreditam no nosso negócio e viabilizam o que fazemos.

      Se tiver mais alguma dúvida, nos avise.

      Abraços,

      Hugo - GuiaBolso

  2. Muito bom o post e o vídeo... parabéns!
    Gostei muito do blog, continuarei acompanhando. =)
    Beijos
    Luana
    marcelosegredo.com.br/

  3. Agora estou com dois empregos para poder saldar o pé pelas mãos em que me meti ano passado, esta cansativo, todo dia reclamo que não estou dando conta da jornada dupla, mas quando vejo as contas, ai ai ai

  4. olha tentei me cadastrar no aplicativo do app e nao consegui nao tem meu banco preciso de uma luz pra poder me organizar e sair literalmente do vermelho preciso de dicas e ajuda tem como me dar um conselho.
    abraços

    • Oi, Luciele

      Tudo bem? Você não deixou claro qual o seu banco. Mas não se preocupe! Mande um e-mail para suporte@guiabolso e nos conte o que está acontecendo, qual o seu banco.

      =)

  5. ola, eu sou
    Laurinda Nunda
    Preciso muito da vossa ajuda, esto mesmo abaixo do vermelho já nem
    sei que cor é esta eu esto tão pra baixo ao ponto de não ter nada para dar aos meus filhos para comer.
    Sou trabalhadora de uma Empresa particular e o meu Esposo trabalha com o taxe nosso por conta própria meu salario quase nada sobra e o que ele faz basta chegar em casa todo dinheiro some, e para completara estamos cheios de dividas nos já tentamos varias maneiras de sair do vermelho mas nada por favor o que devemos fazer para mudar de vida porque as coisas estão cada vez pior, por favor nos ajudem se for possível.
    Somos Angolanos

    24/10/2016, 05:05

    • Oi, Laurinda

      Tudo bem? Sinto muito por você e por suas dívidas. Mas não se desespere. Pra conta fechar há duas soluções: cortar gastos ou aumentar a renda. Se vocês já cortaram tudo o que é possível, aproveite agora o fim de ano para procurar um "bico" e aumentar a sua renda. Você pode ainda recorrer à tecnologia para aumentar a renda ou tentar fazer isso de casa.

      Vá nos escrevendo se tiver dúvidas!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *