DOC e TED: Entenda a diferença e saiba qual escolher

rawpixel-604748-unsplash (1)

Atualizado em outubro de 2018

Por Isabella Mello

Transferências bancárias são boas conhecidas nossas nesse mundo do dinheiro. Vira e mexe, a gente tem que tirar um dinheiro da nossa conta pra transferir pra de outra pessoa em um banco diferente. Parece bem simples até virem as dúvidas: “fazer um DOC ou um TED?”, “Qual deles é melhor?”, “Mas afinal, qual é a diferença entre DOC e TED?”.

Se identificou com essa situação? Então se prepara pra tirar todas as suas dúvidas comigo!

TED: que raios é isso?

Transferência Eletrônica Disponível, nosso conhecido TED, é a transferência em que o dinheiro cai na conta de quem tá recebendo no mesmo dia que você fez a operação. Mas desde que você faça isso até às 17h, ok? Depois desse horário, a grana só vai pra outra conta no dia útil seguinte. A outra parte boa é que com ela tá tudo liberado! Você pode transferir a fortuna que quiser, porque não tem limites!

“Nossa, um TED é perfeito então!”… Calma lá, amigo. Nada é perfeito é nessa vida! A parte ruim do TED é que não dá pra se arrepender. Mandou alguns centavos (ou milhões) a mais e quer de volta? Pelo banco, não dá pra voltar atrás e cancelar!  

E o DOC então? Que que é isso?

O Documento de Ordem de Crédito, nosso bom e velho DOC, é uma transferência mais preguiçosa. Você pede em um dia e o dinheiro só cai na conta de quem vai receber no dia útil seguinte. E isso se você não deixar pra fazer a operação depois das 21h59, hein? A partir desse horário, a grana só é transferida 2 dias depois!

Além disso, o DOC também não é tão liberal quanto o TED. Com ele, só dá pra fazer transferência de até R$ 4.999,99.

Massssss, como tudo tem um lado bom na vida, o DOC também tem o seu charme! Ele é perfeito pros arrependidos! Se você mandou uma grana e agora quer de volta, é só ir até o banco e pedir pra cancelar. Mas fica esperto com os prazos pra isso, tá?

Resumindo…

Precisa transferir o dinheiro o mais rápido que der? Vai de TED!

Não é urgente e você tá na dúvida se quer transferir ou não? Faz um DOC!

 

Mas e os preços do TED e do DOC?

Os bancos costumam cobrar a mesma taxa pra fazer DOC ou TED. Então, na hora de escolher entre eles, o preço não vai interferir. Mas, em compensação, cada banco cobra o quanto quer. Então, pode ser bem interessante ir atrás desses valores quando você for decidir onde quer abrir uma conta. No site da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) é só acessar a ferramenta Star que lá tem todas as tarifas atualizadas cobradas pelos bancos!

A conta que ninguém te conta!
Já que economizar é sempre bom, outra dica é fazer o DOC ou o TED pela internet ou em caixas eletrônicos. As taxas são mais baratas do que se você fizer isso na agência do banco.

Banco Taxa presencial Terminal de auto-atendimento e outros meios eletrônicos Internet
Bradesco 17,85 9,70 9,70
Santander 18,50 9,90 9,90
Itaú 19,10 10,20 10,20

 

Fonte: FEBRABAN (taxas de outubro de 2018)

E como eu faço um DOC ou um TED?

Na internet, nos caixas eletrônicos ou no próprio banco o passo a passo é o mesmo. É só saber essas informações de quem vai receber o dinheiro:

  • CPF ou CNPJ;
  • Nome (se quem for receber for uma pessoa física) ou razão social (se for uma pessoa jurídica);
  • Código do banco (separamos os principais aqui nessa tabela abaixo);

Fonte: FEBRABAN

  • Número da agência;
  • Número da conta.

Errou algum dado na hora de preencher? Relaxa! No dia seguinte você já tem o seu dinheiro de volta.

A grana não entrou na conta de destino mas também não voltou pra sua? Corre pra falar com o seu banco e ver onde foi parar o seu dinheiro!

Ah! Não esqueça também que muitos bancos não deixam você fazer um DOC para uma conta poupança. Mas o TED é garantido!

 

Agora vai ser bem mais fácil escolher entre o TED e o DOC na hora de fazer uma transferência, né? No Guiabolso, dá pra acompanhar sempre essas movimentações – inclusive o que entrou na sua conta! Fora que é uma super mão na roda pra entender pra onde o seu dinheiro tá indo, já que ele divide sozinho todos os centavos gastos nas categorias. Demais, né?

O app tá disponível pra Android e pra iOS! Mas também tem a versão web, viu? Assim dá pra todo mundo usar! Já experimentou? Conta pra gente aqui nos comentários o que você achou 🙂

 

Leia também:
– As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
– 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
– Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
– Qual o melhor banco para abrir uma conta poupança?

Comentários

comentários

One Comment

  1. Explicação muito boa.obrigado

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *