3 dicas para montar sua própria planilha para controle de gastos

shutterstock_124697734

É possível ter controle sobre seus gastos e poupar dinheiro através de uma ferramenta simples e prática: uma planilha de gastos. Este é um ótimo recurso para controlar as despesas e ter uma visão completa sobre a maneira como você gasta o seu dinheiro. Através da planilha é possível visualizar cada despesa, gerando dados para você definir a melhor maneira de usar o dinheiro.

Que tal controlar seus gastos através de uma planilha? Temos 3 dicas que vão ajudá-lo a montar uma planilha para controle de gastos, ajustada à forma como você usa seu dinheiro. Assim fica bem mais fácil acompanhar como andam suas finanças, fazer planos, economizar e cortar gastos.

shutterstock_124697734

Separe os itens por categoria

Crie uma categoria para toda a entrada de dinheiro mensal, que pode ser chamada de Área de Receitas. Inclua seu salário ou aposentadoria, aluguel de apartamentos e demais fontes de renda. Se houver mais de uma pessoa na família que trabalhe, inclua a quantia do salário especificando o nome de quem a recebe.

O campo de despesas precisa ter categorias distintas para cada um dos gastos mensais e até para aquelas despesas que não foram planejadas. Inclua gastos como aluguel, condomínio, compras do mês, contas de luz, água, internet, transporte, mensalidade escolar, cartão de crédito, gastos diários e demais itens que devem ser pagos todo mês.

É importante ir construindo a planilha aos poucos, descobrindo a cada dia quais são os gastos essenciais e também os outros gastos. Dessa forma, você personaliza sua organização e anota tudo em seu devido lugar.

Seja detalhista

Como sua ideia é controlar a saída do seu dinheiro, você não pode deixar nenhuma compra de fora da sua planilha. Anote todos os gastos, incluindo aqueles que considera irrelevantes. Os pequenos gastos diários que não contabilizamos, são responsáveis por deixar muitas pessoas sem um tostão ao fim do mês.

Tenha na sua planilha um tópico destinado para as pequenas despesas, que devem englobar do cafezinho até a gorjeta para o garçom. Some estas quantias pequenas e verifique o valor que elas tomam do seu salário. Mesmo sendo apenas R$ 20,00, pense quanto isso representa em um ano. Guardando o dinheiro é possível presentear alguém especial, por exemplo.

O maior benefício desse tipo de controle é que você consegue visualizar melhor os gastos desnecessários, cortá-los e planejar suas prioridades para despesas futuras.

Estabeleça limites de gastos

Para cada categoria de despesa você precisa estabelecer limites de gastos. As despesas diárias precisam ser contabilizadas para que você não ultrapasse um determinado valor. Isso irá variar segundo o tipo de gasto e sua receita. É possível, por exemplo, limitar a alimentação em restaurantes em R$ 100,00 por semana.

Para obter sucesso e não extrapolar o planejado, acompanhe diariamente ou semanalmente se a evolução dos gastos e sua economia correspondem ao limite estabelecido.

Você pode estabelecer metas de economia para alcançar um objetivo maior. Para chegar mais perto dessa realidade, crie uma categoria na sua planilha direcionada para uma meta de poupança. É preciso checar o dinheiro que sobrou ao final do mês e inseri-lo em uma outra categoria na planilha que pode ser chamada de “economias”. Tente abrir uma poupança para guardar os valores que sobrarem. Viagens, entrada em um carro ou na tão sonhada casa própria podem acontecer se estas medidas forem tomadas.

A sua planilha personalizada deve ser atualizada diariamente para que suas despesas estejam sempre condizentes com sua real situação financeira. A partir dessa atualização constante será possível analisar seus gastos, fazer planejamento com metas e entender quais gastos podem ser evitados.

Gostou da ideia mas acha complicado montar uma planilha no seu computador? Fique sabendo que é possível utilizar softwares de controle financeiro que facilitam a análise de gastos com gráficos e relatórios para que você não precise fazer contas!

 

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *