4 dicas para um planejamento financeiro pessoal eficiente

shutterstock_105421997

Já imaginou chegar no final do mês com todas as contas pagas e ainda com uma sobra no orçamento? Ou ter uma reserva financeira para uns três ou quatro meses de salário? Ou, ainda, poder viajar nas férias sem preocupações? Pode parecer um sonho, mas com um bom planejamento financeiro você pode realizá-lo. E nem precisa ter um super salário para isso!

O grande segredo de um bom planejamento financeiro pessoal é saber economizar, prever corretamente os gastos e vencer a tentação de comprar tudo o que se vê pela frente! Veja a seguir algumas dicas para controlar melhor o seu dinheiro:

shutterstock_105421997

Utilize uma planilha de gastos

Saber quanto e com o quê você gasta o seu dinheiro é essencial para se planejar financeiramente. Para isso, utilize uma planilha de gastos mensais. Na internet você encontra vários modelos de planilhas prontas, facilitando assim a sua rotina de controle. Insira todas as suas despesas, como contas residenciais (água, luz, telefone, gás, supermercado, limpeza, etc), gastos com educação, alimentação, entre outros. Procure se lembrar de todos os custos do seu dia-a-dia e lance na planilha. Quanto mais certeira for a previsão, menor a chance de ter um susto no final do mês.

Faça uma previsão dos outros gastos

Não prever os outros gastos do dia a dia pode ser uma grande cilada para um planejamento financeiro eficaz. Por mais que não planeje ter esse tipo de despesa, ela acaba acontecendo. Então, é melhor prever um valor destinado a isso na sua planilha para o mês não terminar no vermelho. São exemplos de gastos que entram nesse grupo: pequenas guloseimas diárias (doces, chicletes), cafezinho, um chope no final do expediente, uma peça de roupa irresistível ou em liquidação, um filme no cinema ou uma ida ao teatro.

Cuidado com os parcelamentos

Oportunidades não faltam no mercado de opções de compras parceladas. À primeira vista, essa forma de consumo parece ser a melhor para quem não tem condições de comprar à vista. No entanto, é preciso ficar atento ao somatório das parcelas mensais e, ao efetuar uma nova compra, lembrar que já existe uma dívida em aberto. O melhor sempre é evitar os parcelamentos, buscando economizar o dinheiro com antecedência e negociar um bom desconto na hora de adquirir o bem ou produto. Mas, se essa não for uma opção válida, evite, pelo menos, ter mais de um parcelamento simultâneo.

Crie metas possíveis de alcançar

Quando já tiver todas as suas despesas controladas, é hora de economizar! Para isso, trace metas de redução de gastos mensais, possíveis de serem alcançadas. À medida que seus objetivos forem sendo atingidos, crie novas metas e corra atrás! Quando menos esperar, vai perceber que, além de ter conseguido se planejar financeiramente, já possui uma boa quantia de reserva.

A princípio, seguir essas dicas pode parecer complicado. Mas, é possível aprender gradativamente. Saber controlar as finanças de forma eficiente é um exercício diário e constante, válido para qualquer pessoa. Por isso, arregace as mangas e comece já! Lembre-se que, com muita força de vontade, os seus sonhos podem tornar-se realidade!

Comentários

comentários

2 Comments

  1. Ganho 1 salario minimo e pago vgbl bradesco. No valor 93.56 reais
    No itau.59.31 reais vgbl.
    Gostaria de informações de juros se possível.
    Obrigada. Vilma

    • Oi, Vilma

      Tudo bem? Não temos acesso aos produtos de previdência do banco. Procure suas instituições certinho para saber quanto é a rentabilidade atual.

      =)


      Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *