Como pedir a segunda via da sua fatura de cartão de crédito?

shutterstock_159873338

Os cartões de crédito são itens pequenos, porém de grande importância nos dias de hoje. Para comprar com facilidade e comodidade, muitas vezes usá-lo é a melhor pedida.  No entanto, perder a fatura do cartão pode representar prejuízo e dor de cabeça para o titular, já que o atraso no pagamento acarreta juros consideráveis.

Não ter a fatura em mãos é um inconveniente ao qual todos os usuários de cartões de crédito estão sujeitos. Mas se você perder a sua, saiba que resolver a situação é mais fácil do que parece. Confira a seguir dicas de como solicitar a segunda via do boleto.

Recorra ao banco ou loja que administra o cartão

Aquele que perder a fatura do cartão poderá solicitar a segunda via diretamente no banco, mediante o atendimento presencial com a gerência. Há ainda a possibilidade de informar o número da sua agência e conta na página eletrônica da instituição financeira. Nos sites dos bancos normalmente há como acessar todas as faturas, além de acompanhar os limites e monitorar as compras que foram realizadas.

Por outro lado, se o cartão é administrado por lojas que possuem cartões próprios, o cliente deve solicitar a emissão da segunda via pessoalmente nessas empresas ou através das respectivas páginas oficiais. Muitas vezes, o usuário do cartão procura primeiramente a operadora de pagamentos digitais, porém, são as empresas comerciais e instituições bancárias que liberam os limites de crédito, enviam faturas, fazem negociações e autorizam a emissão de segunda via.

shutterstock_159873338

Acesse o site da operadora de cartões

Como cada operadora de cartão possui uma política específica acerca da solicitação de segunda via da fatura, é importante acessar a página virtual da bandeira do cartão, a fim de conferir o passo-a-passo para requerer o seu boleto. Normalmente, a página online redireciona o usuário para o site da instituição bancária ou empresa responsável pela emissão da fatura. Vale destacar que isso não é uma regra, pois os procedimentos variam de uma instituição para outra.

Telefone para a central de cartões

No verso do cartão de crédito costuma constar os telefones das Centrais de Atendimento. Em caso de dúvidas sobre a fatura, inclusive a respeito da emissão de segunda via, é importante telefonar para a Central e se informar sobre o procedimento para solicitar uma nova via. Para facilitar a comunicação e agilizar o atendimento, tenha em mãos os dados do cartão. Vale destacar que nas capitais e regiões metropolitanas a operação tem custo de ligação local. Para as demais localidades a ligação é gratuita.

Fatura online

Alguns bancos e lojas com cartão de crédito próprio já oferecem o serviço de fatura online. Caso opte por essa modalidade de cobrança, o cliente será avisado via e-mail sempre que o boleto estiver fechado, além de poder visualizar a fatura, baixá-la e imprimi-la direto do computador. Desse modo, o usuário de cartão não corre o risco de perder a fatura e nem de pagar juros caso o boleto não chegue pontualmente.

É importante estar atento às contas para que elas não se tornem pendências por um pequeno detalhe: a falta do boleto. Não espere chegar uma cobrança de juros para se lembrar que poderia ter pedido uma segunda via.

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *