10 Dicas matadoras para reduzir seus gastos pessoais

shutterstock_120006244

O orçamento anda apertado, está faltando dinheiro no final do mês ou o seu salário não consegue mais cobrir todas as despesas? Chegou a hora de começar a reduzir os gastos. Mesmo que o dinheiro esteja sobrando, cortar despesas desnecessárias é sempre bom, assim você pode investir onde realmente interessa.

Se reeducar financeiramente é um exercício diário e exige determinação, afinal, nosso dinheiro vai embora muitas vezes sem que nem percebamos, não é mesmo? No post de hoje você aprenderá a reduzir seus gastos e equilibrar sua vida financeira com apenas 10 dicas, vamos lá?

1 – Controle os gastos com o celular

Utilize as promoções das operadoras a seu favor. Em muitos casos ter um celular pré-pago e mais vantajoso devido aos bônus oferecidos. Utilizar um celular com dois chips também pode ajudar muito a reduzir a conta, verifique para quais operadoras você mais liga e migre seu número para ela.

2 – Economize água

Chegar em casa depois de um dia estressante e tomar um banho de horas pode ser muito relaxante, mas receber a conta de água no final do mês com certeza não será. Tente diminui o tempo do banho, feche as torneiras ao escovar os dentes e lavar a louça. Verifique periodicamente se não existem vazamentos. Essas pequenas atitudes contribuem para a redução da conta e para o cuidado com o meio ambiente.

3 – Economize energia elétrica

Os eletrodomésticos atuais possuem o Selo Procel de Economia de Energia, procure aparelhos que estejam enquadrados na categoria “A”, isso indica que eles consomem menos energia. Troque as lâmpadas comuns por lâmpadas fluorescentes e deixe-as apagadas durante o dia. Retirar os aparelhos que não estão sendo utilizados da tomada também podem gerar boas economias.

4 – Antecipe suas compras

Você é daqueles que adora presentear a família inteira no Natal? Então programe suas compras e as faça de forma antecipada. Os preços costumam sofrer grandes alterações próximo a datas comemorativas como Natal, dia das mães, dias dos pais, dias das crianças, etc.

shutterstock_120006244

5 – Evite comprar a prazo

Compras que você só paga depois podem apresentar juros significativos nas parcelas. Isso faz com que as aquisições se tornem mais caras, retirando um dinheiro que você poderia economizar para compras maiores e à vista ( muitas vezes, com um bom desconto). Pague em parcelas apenas quando for algo muito necessário, mas antes planeje esse pagamento para não sofrer apertos financeiros. Prefira sempre economizar e pagr à vista.

6 – Peça desconto

Pedir desconto não é vergonha para ninguém. As empresas trabalham com margens de lucro que já preveem essa possibilidade, portanto, peça o que é seu, afinal toda a economia é valida.

7 – Leve comida de casa

A alimentação fora de casa é um dos maiores responsáveis pelo aperto no orçamento. Sempre que possível faça suas refeições em casa ou leve sua comida ou lanche.

8 – Compre quantidades maiores

Comprar em grande quantidade quase sempre é mais vantajoso. Procure por produtos em embalagens “tamanho família”, mas lembre-se de conferir sempre a data de validade para evitar o desperdício.

9 – Fique de olho no seu carro

Faça todas as revisões periódicas do seu carro, assim você poupa dinheiro que seria gasto com pequenos consertos. Elimine todo o peso desnecessário pois ele aumenta o consumo de combustível. Fique atento a promoções de óleos e pneus, não deixe a necessidade aparecer.

10 – Gaste de forma consciente

Saiba para onde está indo o seu dinheiro. Elabore uma planilha mensal de gastos e relate tudo o que for gasto. Coloque também o que você tem a receber, assim você conseguirá controlar seu orçamento e saber quanto dinheiro possui disponível, evitando a criação de dívidas indesejadas.

Ficou fácil reduzir os gastos e controlar seu orçamento com nossas dicas, não é mesmo? Faça o teste e venha nos contar os resultados!

Comentários

comentários

2 Comments

  1. so pago agua,luz,internete, tv acabo,nao tenho carro e nem moto e meu salario acaba no terceiro dia. nao conseigo ecomonizar 30,00

    • Oi, Jainte

      Tudo bem? Mas não desista! Se você já está economizando ao máximo, mas não sobra dinheiro talvez a solução seja aumentar a renda. Demos algumas opções de como fazer isso neste texto.

      Estamos torcendo pra vc e suas finanças!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *