4 modelos de planilha de orçamento familiar: qual é o seu?

shutterstock_151907381-300x219

planilha de orçamento familiar

Organizar as contas de casa pode ficar mais fácil com ajuda de uma planilha de orçamento familiar. A boa notícia é que existem várias opções gratuitas disponíveis e nós listamos aqui algumas das mais populares. Escolha o modelo que funciona melhor para você:

1. Planilha de orçamento familiar automática:

O GuiaBolso é uma ferramenta de controle financeiro que se adapta ao orçamento de qualquer pessoa, inclusive das famílias. Quem não aguenta mais ficar atrás de notinha em notinha do cartão para somar tudo no final do mês, vai se dar bem com esta opção.

planilha de orçamento familiar - guiabolso

É só inserir seus dados bancários para a própria ferramenta puxar todas as suas movimentações recentes, dividindo as despesas por categorias de gastos. Em menos de dois minutos, você terá suas finanças organizadas e poderá descobrir onde pode economizar.

2. Planilha de orçamento familiar simples:

Com formato simples, o modelo produzido pela Microsoft reúne as principais despesas mensais e mostra também a soma anual de todas. A última coluna, especialmente, é bem interessante porque mostra a tendência dos gastos para cada despesa em um gráfico fácil de entender.

planilha de orçamento familiar - microsoft

3. Planilha de orçamento familiar completa:

O formato é bastante completo, possibilitando a categorização manual de cada uma das despesas. A primeira aba da planilha criada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) explica todo o funcionamento da planilha, que traz cada mês em uma aba separada e, no final, uma comparação dos gastos previstos com os efetivamente realizados. Há ainda um espaço especial para os gastos do cartão de crédito e as aplicações.

planilha de orçamento familiar - idec

4. Planilha de orçamento familiar com gráficos: 

Quem se dá melhor com números e gráficos, pode experimentar o software jFinançasZero, a versão gratuita do jFinanças Pessoais, da Cenize, que possui as mesmas funções da ferramenta paga, mas com algumas restrições (máximo de 120 lançamentos por trimestre e três contas para movimentação). A ferramenta produz relatórios a partir dos dados inseridos, que podem ajudar a mapear suas despesas com mais detalhe.

planilha de orçamento familiar - jfinancas

Leia mais: Economia doméstica: como colocar as contas de casa em ordem?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *