Seus gastos correspondem ao seu poder de compra? Descubra aqui.

02F49612

02F49612

Esta é uma pergunta cruel.  A verdade é que é bem difícil de se controlar com tantas ofertas de crédito e, quando você se dá conta, já está atolado em dívidas. Por isso, é muito importante saber sempre o quanto você pode usar do dinheiro para garantir um equilíbrio em suas finanças.

E esta situação atinge grande parte dos brasileiros. Segundo uma pesquisa feita por uma empresa especialista no comportamento do consumidor, mais da metade dos domicílios – 51% – gastou mais do que ganhou no ano anterior. As causas para este descontrole estão ligadas ao padrão de consumo cada vez mais alto da população, que se baseia no otimismo da economia do país.

Mas, se você não quer entrar nessas estatísticas e está na dúvida para saber se está gastando mais do que pode, elaboramos dicas para que consiga responder esta pergunta que tanto nos aflige. Então, vamos conferir!

 

Organize suas despesas

Para saber se está usando mais dinheiro do que deveria, antes de tudo, é preciso saber o quanto você está gastando. Por isso, é sempre bom ter uma planilha de gastos para que você possa listar os itens nos quais dispensa o seu dinheiro. Sejam contas mensais ou eventuais, o importante é que você tenha a ideia mais próxima do valor de suas despesas.

Além disso, ao organizar os seus gastos, você terá uma ideia daquilo que pode ser evitado, caso já tenha ultrapassado o seu orçamento e perceber onde está errando. Esta é uma boa maneira para começar o seu planejamento financeiro.

 

Verifique a fatura do seu cartão de crédito

Outra dica para saber se você está gastando mais do que ganha ou do que pode pagar, é verificar como anda a sua situação no cartão de crédito. Se você percebe que não está conseguindo mais pagar as faturas de seu cartão, isso é um alerta para consumir menos. Ou, se você se der conta de que está pagando apenas o mínimo exigido há um tempo, este também pode ser um índice de que as suas dívidas já estão sugando grande parte do seu orçamento e crescendo por causa dos juros.

Ao adiar o pagamento da sua fatura de crédito, os juros aumentam e os seus débitos apenas crescem. Por isso, é importante perceber que as parcelas vão fazer com que o seu orçamento fique, pouco a pouco, bem mais curto. Dessa forma, analisar a sua situação com o cartão de crédito é uma ótima ideia para  poder se organizar e conhecer o seu déficit financeiro.

 

Cuidado com financiamentos e empréstimos

Muitos caem no erro de pedir empréstimos e financiamentos quando querem algo que não podem comprar. E isto demonstra que se está gastando mais do que pode. Por isso, antes de conversar com o gerente de seu banco para adquirir dinheiro para ser gasto em lazer ou compras supérfluas, lembre-se de que os juros podem ser altos e você pode facilmente cair em uma situação de inadimplência.

Mas, se for inevitável pegar um empréstimo (casos como pagamento de dívidas com juros altos, quitar financiamento, cobrir uma emergência, dentre outros), analise as condições oferecidas pelo banco e veja se eles são realmente uma boa opção para que consiga aquilo que deseja. Faça uma simulação e se prepare para reservar parte do seu orçamento ao pagamento do empréstimo.

Se conseguir descobrir o real problema de suas finanças ou onde pode melhorar para que as suas despesas não ultrapassem o seu orçamento, você já terá dado o primeiro passo. Por isso, organize-se, analise e evite as tentações. Estas são boas maneiras para que não tenha dores de cabeça futuramente, além de serem úteis para que você consiga sempre conciliar o seu consumo aos seus ganhos.

Possui alguma outra dica para descobrir se está gastando mais do que pode? Compartilhe suas ideias nos comentários abaixo!

 

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *