GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para seu dinheiro

planilha de gastos 2Depois de avaliarmos muitas planilhas de gastos pessoais que foram disponibilizadas ao público por importantes sites e instituições para ajudar na organização da vida financeira do brasileiro, decidimos montar uma pequena coleção das melhores planilhas que encontramos!

Para pessoas que buscam quitar suas dívidas, economizar dinheiro ou apenas utilizá-lo de maneira mais consciente, anotar receitas e gastos pode ajudar muito. Porém, uma pergunta sempre aparece no momento de escolher uma planilha para o controle: “Qual é a melhor planilha de gastos pessoais?”.

A resposta é “depende”: do seu perfil e objetivo e nível de familiaridade com o Excel. Assim, para agradar a “gregos e troianos” separamos e explicamos as melhores planilhas de gastos para você controlar seu orçamento. Confira as opções e escolha aquela que melhor se adequa aos seus objetivos:

Leia também: Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online? Descubra a melhor opção

Entenda mais sobre os diferentes tipos de planilhas de gastos/orçamento

Planilha online e automatizada

Com importação automática de suas transações diretamente de suas contas e cartões de crédito, é indicada para aqueles que não querem registrar cada papelzinho, mas querem uma visão completa das suas finanças.O GuiaBolso.com é uma planilha de gastos online onde você terá relatórios e poderá planejar o quanto e onde quer gastar com facilidade. Com apenas 2 minutos, você terá suas finanças organizadas.

Planilha Simples

Para usuários que não apresentam familiaridade com o Excel ou não têm tempo para trabalhar com planilhas mais complexas. A BM&FB BOVESPA  oferece uma planilha simples, mas ideal apenas para quem está somente começando a se organizar.

 

Planilha Avançada

Para aqueles que apresentam bastante conhecimento das funcionalidades do Excel e podem dedicar mais tempo para controlar as finanças. Incluem funções matemáticas, gráficos e projeções que permitem uma análise mais apurada do orçamento pessoal. Baixe o modelo de planilha do IDEC (Inst. Brasileiro de Defesa do Consumidor).

 

Planilha Diária

Serve apenas como um diário de consumo, rápido de atualizar. Com ela, podemos identificar valores pequenos, mas que no fim do mês podem ser o motivo de você não estar conseguindo sair do vermelho ou guardar mais dinheiro. Uma opção para quem procura essa forma de controle é o diário de despesas da revista INFO EXAME.

Planilha de Gastos Mensais

Nela, é possível ter um diagnóstico claro de nossa situação financeira no decorrer do ano. Para quem procura planilha de gastos mensais, as opções do GuiaBolso.comBM&FBOVESPA e IDEC  resolvem o problema.

planilha de gastos

Leia mais:
– Você conhece a regra dos 50-15-35?
50 dicas para aprender como economizar dinheiro

Comente!

comentários

 
 

rafael comentou:

eu pago por este serviço??

20/11/2014, 10:31

    GuiaBolso comentou:

    Olá, Rafael!
    Todas as planilhas indicadas neste texto são gratuitas, inclusive o GuiaBolso. 🙂 Tanto para usar nosso app como o site você não precisará pagar nada.

    Um abraço!

    GuiaBolso

    28/11/2014, 16:24

Tereza Ramos Mariotte comentou:

Oi boa tarde preciso de uma planilha para controlar meus gastos no próximo ano e não tenho nem noção como fazer uma obrigada

01/12/2014, 13:41

    GuiaBolso comentou:

    Olá, Tereza!
    Você já conhece o GuiaBolso? É uma ferramenta de controle financeiro automática, que dispensa o uso de planilhas. Basta inserir seus dados do internet banking e o GuiaBolso organiza todas as suas contas em menos de dois minutos. Acho que você vai gostar. 🙂

    Um abraço,
    Jenifer Corrêa – Editora do blog do GuiaBolso

    15/01/2015, 14:45

Camila Giraldi comentou:

Eu não encontrei o app.. não é disponível para Android?

03/12/2014, 17:00

    GuiaBolso comentou:

    Oi, Camila!
    Já estamos em fase de testes. Em breve será lançado! 🙂

    15/01/2015, 14:43

Anabele comentou:

muito obrigada pelas planilhas, eu estava realmente essa semana procurando alguma coisa desse tipo para ter um melhor controle.

Uso o guia bolso sempre é sou muito fã.
Sou grata por tudo ser gratuito.

Atenciosamente.

05/12/2014, 07:00

    GuiaBolso comentou:

    Olá, Anabele.
    Ficamos muito felizes em poder te ajudar. Continue acompanhando o blog!

    Um abraço,
    Jenifer Corrêa – Editora do blog do GuiaBolso

    15/01/2015, 14:42

Rafael comentou:

Vocês já tem previsão para lançamento de uma versão Android desse App? Gosto muito do projeto de vocês!

05/12/2014, 14:06

    GuiaBolso comentou:

    Oi, Rafael!
    Já estamos em fase de testes. Em breve será lançado! 🙂

    15/01/2015, 14:42

Vladimir comentou:

Uso a planilha para conferir os gastos que fiz indicando uma descrição em que foi feita a despesas. Também uso para confirmar que a despesa que saiu na conta foi realizada.
Existe no guia de bolso um local para confirmar que a despesa que aparece foi realizado (x ou ok ao lado da despesa)? Existe um local para observações sobre a defesa – Por exemplo: almoço com família, almoço com cliente etc. Seria uma forma de lembrar em que foi gasto. É diferente de organizar por categorias (e evita criar centenas de categorias, basta uma observação ao lado da despesa).

11/12/2014, 19:54

    GuiaBolso comentou:

    Vladimir, tudo bem?

    O que você pode fazer é clicar na transação e alterar o nome/descrição dela, assim consegue saber do que cada uma se trata. 🙂

    25/02/2015, 15:53

Denise Speck comentou:

Olá boa noite. Qual a planilha mais indicada para usar no iOS? Eu uso o guia bolso mas tenho muitos pagamentos que faço em dinheiro e não consigo lançar no guiabolso.
Aguardo.
Att.

11/12/2014, 22:09

    GuiaBolso comentou:

    Denise, tudo bem?

    O que você pode fazer é ir em Contas e Cartões e criar uma conta manual e adicionar as despesas de pagamento manualmente.

    25/02/2015, 15:53

PIERO TEDESCHI comentou:

Duas perguntas:

1 – Como vocês ganham dinheiro?

2 – como faço para me descadastrar?

01/01/2015, 20:56

    GuiaBolso comentou:

    Piero, tudo bem?

    O GuiaBolso recebe aporte de investidores que acreditam na nossa missão que é de dar o poder aos brasileiros de transformarem suas vidas. 🙂
    Ainda não temos um modelo de monetização definido, nossa preocupação no momento é fazer o melhor controle financeiro existente.

    Caso queira deixar de usar o GuiaBolso, basta clicar no seu nome no topo do site e clicar em Configurações. Lá você encontrará as informações excluir seu cadastro.

    25/02/2015, 15:54

Bia comentou:

Muito bom. me ajudou bastante, obrigada e parabéns!

07/01/2015, 18:06

    GuiaBolso comentou:

    Oi, Bia!
    Ficamos feliz em podermos te ajudar. Continue acompanhando nossos posts para receber dicas financeiras fresquinhas. 🙂

    Jenifer Corrêa – Editora do blog do GuiaBolso

    15/01/2015, 13:36

Emmanuelle comentou:

Para fazer a planilha do GuiaBolso e preciso colocar dados bancarios, so da para fazer se inserir esses dados? E confiavel?

13/01/2015, 11:00

    GuiaBolso comentou:

    Oi, Emanuelle!
    Você só precisa colocar os dados de visualização do internet banking e é impossível fazer qualquer tipo de transação pelo GuiaBolso. Veja informações sobre nossa política de segurança aqui: http://t.co/dVLnMGSSkL

    15/01/2015, 13:30

Luiz Henrique - Araçatuba-SP comentou:

Vou começar a usa-la, mas pelo que vi, ótima..excelente, ansioso para ver o app.

21/01/2015, 11:16

    GuiaBolso comentou:

    Oi, Luiz.
    Que ótima notícia! O app do GuiaBolso já está em fase final de testes. Já já você terá acesso. 🙂

    Um abraço,
    Jenifer Corrêa – Editora do blog do GuiaBolso

    23/01/2015, 11:06

Imara Menezes Cidade comentou:

favos enviar para o meu email os quatro modelos de planilha.

Muito grata

Mara Cidade

23/01/2015, 09:19

    GuiaBolso comentou:

    Mara,
    Os quatro modelos podem ser baixados gratuitamente nos links do post.

    Um abraço,

    23/01/2015, 10:13

Lucas Lopes comentou:

Já é possível usar o HSBC?

29/01/2015, 09:48

    GuiaBolso comentou:

    Oi, Lucas.
    Já sim. O HSBC já está conectado. 🙂

    25/02/2015, 15:44

jaqueline santana comentou:

A minha preocupação é com a segurança da conta, com tantos golpes na internet é uma coisa assustadora apesar da praticidade, Quando inserimos nossos dados podemos vê todos os gastos no nosso computador, e caso ocorrer algum problema tem alguma loja física onde pode resolver algum problema.

05/02/2015, 15:10

    GuiaBolso comentou:

    Oi, Jaqueline!
    O GuiaBolso é 100% seguro. Usamos a mesma segurança dos grandes bancos e codificamos todos os dados recebidos. Nós não temos acesso a nenhum dos seus dados . Só você pode ver suas informações, e nem mesmo você pode realizar uma operação bancária pelo GuiaBolso – para isso é necessário usar o site do seu banco. Você pode ter mais informações aqui: https://guiabolso.zendesk.com/hc/pt-br/sections/200468743-Seguran%C3%A7a

    Em caso de dúvidas, você sempre pode consultar nosso suporte: suporte@guiabolso.com.br

    25/02/2015, 15:35

Paula Fagundes comentou:

De grande ajuda!

20/02/2015, 08:59

Adeilson Gonçalves comentou:

SOU AUTÔMO, ESTOU COM O NOME SUJO, EU CONSIGO FAZER EMPRESTIMO?

25/07/2016, 22:49

    GuiaBolso comentou:

    Oi, Adeilson

    Tudo bem? O fato de ser autônomo não atrapalha em nada o empréstimo. Neste caso, você comprova renda mostrando a movimentação da sua conta bancária nos últimos meses.

    Agora, estar com o nome sujo pode ser uma barreira. Segundo nosso parceiro Lendico, é possível pegar empréstimos mesmo para aqueles que estão com nome sujo (CPF negativado), mas talvez o juros para você se torne um pouco maior.

    Indicamos que você entre no aplicativo GuiaBolso e cheque a aba comparador. Lá você pode simular empréstimos pessoais em diversos bancos e instituições parceiras. Assim, você compara a taxa e já sabe prontamente qual será a parcela a pagar.

    Boa sorte!

    11/08/2016, 11:56

Nelson comentou:

Boa noite venho solicitar uma panilha para gerir o meu pequeno negocio

A minha necessidade é laçar as facturas em uma folha e os recibos em outra folha e ao fazer isto automaticamente sejam lançadas tanto as faturas como os recibos nas respectivas contas correntes de cada cliente previamente abertas.

27/07/2016, 21:23

Francieli comentou:

Boa tarde,

Eu baixei a planilha do Idec, porém tem poucas linhas na tabela para lançamento das despesas no mês, como faço para inserir mais linhas sem prejuizo no resultado das outras panilhas?

30/07/2016, 17:01

    GuiaBolso comentou:

    Oi, Francrieli

    Tudo bem? Só podemos falar pelo nosso produto, a planilha do GuiaBolso. Entre em contato com o Idec para ver como você pode fazer isso =)

    Abraço

    11/08/2016, 12:15

CAROLINE comentou:

Oi! Achei interessante o aplicativo… Mas vcs ainda não estão vinculados aos bancos regionais… Como o Banrisul?

02/08/2016, 19:11

    GuiaBolso comentou:

    Oi, Caroline

    Ainda não temos conexão com o Banrisul =(. Por enquanto, você pode usar o app na versão manual.

    03/08/2016, 10:17

Paula Sales comentou:

Bom dia.

Eu uso o GuiaBolso, e gostaria de saber se consigo fazer uma consolidação com as planilhas e os dados que já tenho no sistema GuiaBolso?

Aguardo comentários.

30/08/2016, 09:32

    GuiaBolso comentou:

    Oi, Paula

    Tudo bem? Você pode inserir gastos manualmente, mas não é possível fazer uma integração de planilhas. Levamos esta sugestão para a equipe de desenvolvedores.

    Obrigada

    28/09/2016, 14:24

Luiz Felipe comentou:

Queria criar uma transação de mensalidade ou parcelas, para controlar lançamentos futuros, como posso fazer?

02/09/2016, 11:56

    GuiaBolso comentou:

    Oi, Luiz

    Tudo bem? Entendemos que está falando sobre o app GuiaBolso, né? Neste caso, você não consegue colocar dentro do extrato a transação, porque lá só aparece o que efetivamente ocorreu dentro da sua conta, mas pode colocar no planejamento. Assim, você pode estimular R$ 300 de contas residenciais, por exemplo. Quando pagar uma conta de água de R$ 100, automaticamente, vai aparecer que você já gastou R$ 100 do que planejamento de R$ 300. Quer experimentar e depois nos contar como foi a experiência?

    =)

    28/09/2016, 15:58

cibele comentou:

Bom dia!!
Baixei a planilha Idec-Orçamento Doméstico no site de vocês. Ontem iniciei os lançamentos, porém tenho dúvida de onde lançar nesta planilha minhas dívidas existentes, para que eu possa fazer a gestão e planejamentos futuros.

Estou iniciando meu controle de orçamento doméstico agora e tenho dívidas anteriores. Como incluir na planilha?

03/10/2016, 11:35

    GuiaBolso comentou:

    Oi, Cibele

    Tudo bem? No caso da planilha do Idec não há esta opções de fazer os lançamentos futuros =( . Sugerimos que você use paralelamente a planilha deles, o ap GuiaBolso, que possui uma ferramenta de planejamento.

    Boa sorte e parabéns pela iniciativa de começar a organizar seu orçamento!

    10/10/2016, 12:26

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play