GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

As 10 melhores dicas para obter uma renda extra

renda extra

Quando o orçamento aperta, você tem dois caminhos: diminuir os gastos ou aumentar os ganhos. Ao escolher a segunda opção, também não há muito para onde fugir. Não acredite em promessas milagrosas: para ganhar mais, é preciso trabalhar mais e procurar novas fontes de renda. Neste texto, você irá encontrar algumas dicas para ajudar nessa busca.

No percurso rumo à sonhada renda extra, existe mais uma bifurcação: ou você investe ou se dedica a uma atividade remunerada paralela. Para investir, não tem muito jeito: é preciso ter uma reserva financeira acumulada para isso. Para quem não tem, só resta a segunda opção: procurar um bico ou um plano B. A teoria é até que simples.

A prática, entretanto, pode ser um pouco mais complicada. Sair da zona de conforto e escolher uma nova atividade profissional, ainda que paralela, é um grande desafio. Assim, a primeira dica é escolher uma atividade que tenha a a ver com você: um hobby (cozinhar, escrever ou pintar), um conhecimento técnico (falar inglês, programar HTML) ou uma área que você conheça bem (moda, para uma pessoa que goste de acompanhar novas tendências, ou futebol, para um grande torcedor).

Depois de refletir sobre as áreas que mais têm a ver com você, consulte a lista abaixo e veja se ela serve de inspiração para traçar seu próprio caminho:

1. Renda extra? Dê aula

Pense em algo em que você é bom: fala um outro idioma fluentemente? Toca bem algum instrumento? É bom em matemática? Sempre tem alguém precisando aprender alguma coisa e a dica para conseguir alunos é começar a falar com todo mundo que você conhece. Reserve um espaço na sala ou então se ofereça para ir até a casa da pessoa em seus horários vagos.

2. Renda extra? Venda o que não usa mais

Uma boa faxina no guarda-roupa pode render uma graninha a mais. Peças de boa qualidade podem ser vendidas em bazares para amigos ou mesmo em um site especializado em vendas de usados (OLX, Bom Negócio) ou página do Facebook com fotos. Se der certo, você pode começar a expandir a prática e pegar coisas usados de conhecidos para vender também, cobrando comissão.

3. Renda extra? Crie uma loja virtual

Tem muita gente comprando coisas da China em sites como Aliexpress e DealExtreme e revendendo em lojas virtuais. Se você também é bom (ou conhece alguém que é bom) em artesanato, pode vender itens exclusivos online.

4. Renda extra? Revenda cosméticos

Há várias empresas na área de beleza que trabalham com revendedores (Natura, Avon, Jequiti, Mary Kay). Você pode começar se cadastrando nos sites para vender os produtos por encomenda e, à medida que for criando uma clientela entre amigos e conhecidos, pode montar em casa estoques dos itens mais vendidos ou mesmo um ponto de venda à pronta-entrega.

5. Renda extra? Tire fotos

Esse é um hobby comum que muitas pessoas nem imaginam que pode trazer algum retorno financeiro. Você pode começar vendendo fotos para bancos de imagens royalty-free, como Shutterstock e 123RF, ou registrando eventos (aniversários, casamentos) de amigos e conhecidos de graça para criar um portfólio. Assim, vai ficar mais fácil conseguir clientes.

6. Renda extra? Cozinhe para fora

Quem tem dotes culinários pode aproveitar para fazer desse talento uma fonte de renda alternativa. Brigadeiros e salgadinhos são boas pedidas para vender em parques nos fins de semana por exemplo. Capriche na qualidade dos ingredientes, no preço e na embalagem e você certamente conquistará vários clientes rapidamente.

7. Renda extra? Alugue um quarto ou sofá

Existem redes sociais especializadas em alugar acomodações mais em conta para estudantes e turistas. No EasyQuarto, por exemplo, você pode alugar um quarto da sua casa para uma pessoa com o perfil que desejar, enquanto no Couchsurfing é possível alugar o sofá da sala para um mochileiro estrangeiro. De quebra, você ainda pode melhorar o inglês.

8. Renda extra? Cuide de animais

Se você adora gatos e cachorros, pode começar a fazer um bico de dog walker ou começar a disponibilizar sua casa nos fins de semana e feriados para receber pets de donos que vão viajar. Uma dica é oferecer os serviços para os vizinhos ou se cadastrar em redes sociais de pessoas que se dispõe a cuidar de animais, como a Pet Hub.

9. Renda extra? Crie um blog

Você escreve bem? Gosta muito de um determinado assunto (fitness, futebol, decoração, viagens)? Uma boa ideia é criar um blog e atualizá-lo semanalmente. Não se esqueça, entretanto, de trabalhar na divulgação: comece compartilhando os posts nas redes sociais com amigos e conhecidos. Depois, vale começar a interagir com outros blogueiros e portais para aumentar o número de acessos. À medida que você for ganhando público, pode pensar em vender anúncios. Existem empresas que podem ajudar a trazer anúncios para seu blog, como a Lomadee.

10. Renda extra? Abra uma franquia

Este item está por último não por acaso. Hoje em dia, há franquias para todos os bolsos, mas de qualquer forma você precisará ter uma reserva financeira antes de dar este passo. Talvez este caminho seja mais curto seguindo algumas das dicas anteriores. Comece pesquisando mais sobre o assunto em sites especializados, como o portal da Associação Brasileira de Franchising.

 

Comente!

comentários

 
 

Luciano comentou:

adorei!

anotei quase tudo … para futuros estudos !!!

26/08/2016, 14:39

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play