Existe conta corrente sem taxas?

02F67403

02F67403

Ter uma conta bancária é importante para todos que querem desfrutar dos benefícios de guardar o dinheiro de forma segura, poder fazer saques ou depósitos, aceitar transferências e ter um cartão de crédito e débito. Embora seja essencial, alguns alegam que ter uma conta corrente significa pagar muitas taxas, que parecem confusas e desnecessárias aos olhos de quem verifica os extratos rapidamente.

Você conhece as taxas embutidas em uma conta corrente? Se questiona se existe uma maneira de evitar tantos custos? Para ter estas respostas é preciso que você entenda quais são as taxas existentes, seus direitos de assumir ou não esses custos e como pode abrir uma conta com gastos reduzidos. Ficou curioso? Confira a seguir:

As taxas que podem ser cobradas pelos bancos

As taxas que podem ser cobradas são:

– Abertura de conta;

– Envio de cartão de credito para o endereço de domicílio;

– Saques de conta corrente;

– Depósitos;

– Transferências (DOC ou TED);

– Saques em caixas eletrônicos e Bancos 24h;

– Extratos impressos;

– Impressão de cheques.

A maioria dos bancos cobra por determinadas taxas, que podem ser reduzidas ou cortadas caso haja uma negociação. Se você quer abrir uma conta sem o uso de cheques ou cartão de crédito, por exemplo, incidiram menos custos sobre seu saldo. Portanto, não significa que estas taxas são obrigatórias, mas sim que o banco pode cobrar por elas.

As taxas representam o que você paga ao banco pelos serviços que ele presta. Caso queira adicionar ou excluir algum deles, basta falar com o seu gerente e ficar sempre de olho no saldo para conferir se as cobranças estão compatíveis com o que foi combinado.

 

Mas existem contas correntes sem taxas?

Você sabia que é um direito de todo cidadão abrir uma conta bancária livre de tarifas?  Pois é verdade! Os bancos nacionais são obrigados a disponibilizar gratuitamente uma conta corrente para pessoas físicas. Essa conta contemplará a prestação de serviços essenciais básicos. Segundo a Resolução nº 3.919/2010, estabelecida pelo Banco Central em 2008, qualquer correntista pode obter uma conta bancária totalmente gratuita. Deve ficar claro que esse tipo de conta contemplará apenas os seguintes benefícios:

– Quatro saques mensais;

– Duas transferências entre contas do mesmo banco;

– Dois extratos do mês anterior;

– Um extrato anual;

– Dez folhas de cheque (se o correntista preencher os pré-requisitos exigidos pelo banco);

– Acesso ao internet banking;

– Cartão de débito e uma segunda via do mesmo.

 

Conta digital: outra opção gratuita

Entrando nessa categoria, existe um outro tipo de conta que também é totalmente gratuita. Trata-se da conta digital. Ela é direcionada para quem faz todas as transações pela internet ou caixa eletrônico, quase não necessita de informações do gerente ou de atendimento físico, e não precisa de limites altos para transferências e pagamentos. Se você gosta e consegue fazer tudo virtualmente, esse é o seu tipo de conta. Ela oferece os seguintes recursos gratuitos:

– Abertura da conta;

– TEDs e DOCs ilimitados (transferências intra e interbancárias);

– Consultas de extrato e saldo pela internet;

– Pagamento de contas pela internet;

– Saques e depósitos em caixa eletrônico;

– Cartão de débito entregue por correio.

 

Conta corrente gratuita é uma boa opção?

Se o seu perfil é de um correntista mais dinâmico, que faz diversos tipos de movimentações, que usa o relacionamento com o gerente, que precisa de crédito, cartões e outros serviços, talvez seja mais indicado ter uma conta tradicional. Mas ainda assim, dá para economizar nas tarifas se você ficar atento.

 

Como evitar as taxas excessivas

A dica é que antes de escolher por um determinado pacote de serviços, analise todas as opções, inclusive em outros bancos. Escolha a que mais se enquadra no seu perfil e deixe sempre à mão uma lista com tudo o que está incluído e o que não está. Assim, você evita pagar taxas desnecessárias que, muitas vezes, vêm camufladas. Lembre-se de que ficar de olho nos extratos e muito importante, para observar se você está pagando somente pelo que utiliza de fato.

De posse dessas informações, fica mais fácil escolher o melhor conjunto de serviços, aquele que você realmente precise. Já sabia sobre as contas correntes sem taxas? Você conhece cada taxa embutida em sua conta? Divida suas experiências aqui!

Comentários

comentários

6 Comments

  1. Mto boa essas informacoes sobre conta corrente gratuita...nao sabia....obrigada....

  2. Já são 10 anos que possuo uma conta, a não ser pra abrir, do restante nunca precisei ir lá pra conversar com o gerente, faço tudo pela internet, agora que sei dessa DigiConta, vou tentar mudar, me atende perfeitamente.
    Muito obrigado pela dica!

  3. Matéria de utilidade pública, GuiaBolso! Não sabia dessas modalidades de conta corrente, fato certamente muito comum entre os brasileiros.

  4. Olá!!!
    Conta digital é sem sobra de duvidas uma excelente opção, pois são livres de todas as tarifas bancárias, deixo como exemplo o TED realizado por um dos dois grandes bancos públicos, se essa TED for realizada no boca do caixa lhe custará 17 reias, por meio eletrônico 8,5 e pela conta digital (0)ZERO por custo.
    Recomendo o estudo para que não sejamos manipulados por ninguem... Dois grandes bancos oferecem a conta digital.
    Espero ter ajudado!

  5. como faco pra consequir muda minha conta pois tenho um financiamento na caixa minha conta e com tarifa e muito

    • Oi, Maria

      Tudo bem? Você pode abir uma conta em outro banco e pedir para que as parcelas do financiamento caiam de lá ou você pode pedir uma cona na própria Caixa com as tarifas básicas. Assim, não pagará mais tanto para usufruir o serviço.

      Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *