Economizando na hora das compras: como fazer boas escolhas no supermercado

03B88461

03B88461

Ir ao supermercado é uma tarefa essencial na vida de todo mundo. Porém, raramente tal ação é bem executada. Como as pessoas costumam colocar no carrinho muitos itens essenciais, acabam dando pouca importância aos itens supérfluos, aos preços e às quantidades. Dessa forma, fica fácil cometer o deslize de gastar excessivamente: um perigo para a saúde financeira.

Quer aprender a fazer boas escolhas no supermercado? Então acompanhe com a gente e economize na hora das compras!

 

Faça uma lista de compras

A lista de compras é essencial para mantê-lo na linha, fazer com que você enxergue as suas necessidades reais e não deixar a compra sair do orçamento. Para fazer uma lista que ajude você a cortar gastos, divida a sua compra em categorias e quantidades. Só extrapole essas determinações caso algum produto, preferencialmente não perecível, esteja na promoção e assim você não precisará comprá-lo em próximas idas ao supermercado.

Não se esqueça também de calcular previamente o quanto você pretende gastar. Com base no seu plano de gastos do mês, estipule um valor máximo que pode ser gasto nas compras do supermercado.

 

Aproveite as safras, mas tenha atenção aos prazos dos produtos

Uma boa dica para economizar é procurar as frutas na época de safra, quando elas estão com o preço reduzido. Aproveite esses momentos de preço baixo, mas tenha cuidado para não comprar demais! As frutas, legumes e verduras são saudáveis e normalmente baratas, mas algumas delas estragam rapidamente. Por isso, compre apenas o que você e sua família podem consumir.

Tenha atenção também aos produtos perecíveis. É muito comum que os supermercados coloquem os produtos com prazo de validade prestes a vencer em promoção, para substituí-los por produtos mais recentes nas prateleiras. Por isso, é sempre bom conferir se esses itens serão consumidos por você antes que o prazo de validade se expire.

 

Não se deixe levar pelas marcas

É muito comum que alguns compradores sempre procurem as marcas mais famosas quando estão fazendo a compra do mês. Porém é preciso ter cuidado, marcas conhecidas podem não ser a melhor escolha!

Os produtos mais famosos são geralmente um pouco melhores do que os demais, mas não são nada bons para a economia! Tente variar as marcas dos itens que você compra e dê uma chance para os produtos de marcas inferiores ou de produtos com a marca própria do supermercado. Esses produtos podem ser tão bons quanto os mais conhecidos, com a vantagem de serem bem mais baratos.

 

Resista às tentações

Para fazer boas escolhas no supermercado, é necessário ter disciplina para resistir às tentações do consumismo e comprar sem influências externas, como as constantes propagandas na TV, nas revistas e outros meios de comunicação.

 

Pense bem antes de adquirir itens na promoção

Para economizar é válido aproveitar as ofertas e dias de promoção, tendo sempre muita atenção à qualidade dos produtos, desde que você realmente precise daquilo que está em promoção. Muitas vezes os preço menores levam às pessoas a adquiri-los sem tanta necessidade. Sem contar que um produto com desconto da marca mais conhecida pode ser mais caro do que o mesmo item de outro fabricante.

Além disso, fique de olho nas vantagens de cartões fidelidades das redes de supermercados. Alguns podem até oferecer descontos, mas muitos deles incentivam você a comprar mais sem necessidade. Isso pode acontecer com promoções do tipo “leve 5 e pague 4”, onde você leva um produto só por ele parecer gratuito. Mas não se engane, o supermercado não sai perdendo: ele embute o valor do item adicional nos outros produtos.

 

E aí, gostou das nossas dicas? O que você faz pra economizar no supermercado? Comente!

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *