6 qualidades das pessoas que estão sempre no azul

smiling couple holding big piggy bank

smiling couple holding big piggy bank

Você já sentiu uma pontinha de inveja ao conhecer alguém que parece estar sempre com as contas em dia e ainda consegue sobras para fazer viagens e investir? Essas são as pessoas que estão sempre no azul em função da disciplina na gestão financeira.

Algumas pessoas acreditam que é preciso ganhar muito dinheiro para alcançar esse tão sonhado estado. O que elas não sabem é que um dos aspectos mais importantes nas finanças é saber o que fazer com as quantias recebidas, independentemente do valor.

Quer saber como viver sempre no azul? Descubra as qualidades das pessoas com esse perfil.

 

1ª) Sabem dizer “não” para os gastos que não foram planejados

Uma das maiores fontes de gastos para qualquer pessoa são despesas não planejadas, que surgem ao longo do mês e não estavam previstas no orçamento. Pare um momento e pense em quantas vezes você foi convidado para um almoço, um café ou happy hour nas últimas semanas.

As pessoas que vivem no azul não têm medo de recusar parte desses convites para conseguirem controlar as despesas não previstas. Isso não significa que a pessoa não possa se divertir: um jantar bem preparado em casa para os amigos não seria capaz de garantir tanta diversão quanto um em restaurante chique? Pense nisso!

 

2ª) Atentam-se aos detalhes ao usar seu dinheiro

Muitas pessoas que vivem no vermelho chegam a esse estado por não se atentarem aos pequenos detalhes da gestão financeira. Conferir entradas e saídas superficialmente apenas na hora de pagar as contas é quase uma garantia de perder o controle financeiro e acumular dívidas.

As pessoas que vivem no azul possuem como qualidade a disciplina de conferir suas finanças com frequência para consultar como andam suas despesas e avaliar o que é preciso fazer para manter a situação sob controle. Para facilitar esse processo, elas utilizam planilhas de gastos e ferramentas de controle online, recursos muito eficientes que dão uma visão ampla da situação financeira no mês.

 

Leia também: “Planilha de gastos no excel ou controle financeiro online? Descubra a melhor opção.”

 

3º) Pensam no longo prazo

As decisões de curto prazo geralmente nos pressionam por escolhas menos inteligentes. Já o pensamento de longo prazo nos dá tempo para avaliar as melhores alternativas e traçar objetivos mais ambiciosos. Isso não significa que a pessoa que vive no azul não faz nenhuma compra imediata, mas que economiza um pouco antes de poder arcar com a despesa.

 

4ª) Apresentam poder de negociação

As pessoas com as finanças saudáveis também são boas em negociar. Elas pedem ajuda quando precisam, negociam taxas de juros mais baixas, pedem descontos e até mesmo perdão de multas e juros quando se esquecem de fazer um pagamento no prazo, quando possível.

Essa qualidade não pode ser confundida com mesquinhez ou avareza. A pessoa que está sempre no azul sabe que não precisa gastar mais dinheiro por algo que poderia custar menos mediante um pouco de conversa e paciência.

 

5ª) São prudentes e precavidas

Essa qualidade pode parecer óbvia mas as pessoas que vivem no azul sempre reservam uma pequena parte de todo dinheiro que ganham para alguma eventualidade.

Uma rápida busca na internet é suficiente para encontrar ferramentas e métodos que ajudam a economizar valores de forma gradual até juntar uma soma elevada. Quando reunidos, esses valores pequenos podem dar mais autonomia e tranquilidade no futuro.

 

6ª) Esbanjam determinação

As pessoas que vivem no azul possuem outra qualidade em comum: definem objetivos a serem alcançados por meio da gestão financeira. Seja juntar R$ 1 milhão, comprar uma casa, um carro ou até mesmo fazer uma viagem, essas pessoas traçam metas a serem cumpridas, o que as estimula a serem mais disciplinadas no orçamento pessoal.

 Se você quer sair da zona de conforto e também passar a viver sempre no azul, acompanhe nosso blog e confira outras dicas para levar o controle financeiro pessoal a um novo patamar. Que tal já começar as mudanças na sua forma de gastar o dinheiro agora mesmo?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *