Ter cartões de crédito de bancos diferentes é uma boa ideia para o controle financeiro?

Woman with credit card and phone

Woman with credit card and phone

Hoje já não é mais preciso andar com um muito dinheiro na carteira para realizar pagamentos e fazer compras. O cartão de crédito surgiu como uma excelente alternativa para atender essas demandas, além de trazer mais segurança e conforto para os clientes.

Vale lembrar que o cartão de crédito está vinculado a uma conta no banco escolhido pelo consumidor ou muitas vezes pela empresa em que trabalha. Ter mais de um cartão, muitas vezes com datas de vencimento de fatura diferentes, tem sido uma alternativa bastante adotada por quem recebe  pagamentos de forma fracionada ou tem mais de uma fonte de remuneração, por exemplo.

Outro motivo que tem levado as pessoas a dispor de mais de um cartão é o status que eles garantem através de maior poder de compras.  Mas será que vale a pena ter mais de uma fatura de cartão de crédito para administrar? Levantamos alguns pontos para você decidir qual a melhor alternativa para suas finanças. Leia mais:

 

Cartão de crédito não é extensão do salário

Antes de analisarmos essa decisão, é muito importante que fique claro: cartões de crédito não devem ser tratados como uma extensão do seu salário! Aqueles que veem o cartão de crédito como uma saída para fazer compras a prazo e, assim, postergar um pagamento, podem não estar atentos ao seu real poder de compra. Quem usa o cartão de crédito como extensão do salário pode contrair dívidas com mais facilidade, já que há gastos, falta de dinheiro e alguns juros. Nesses casos, ter 2 cartões pode ser ainda mais perigoso para a situação financeira.

 

Bancos diferentes cobram taxas diferentes

A concorrência entre os bancos para conquistar os clientes é acirrada. Por isso, cada um aplica tarifas e adota procedimentos diferentes. Isso significa que o custo de um cartão de crédito de uma instituição financeira pode não ser o mesmo de outra.

Portanto, antes de adquirir vários cartões é importante checar taxas cobradas, percentuais de juros e limites de cada um para que no fim das contas as suas despesas não sejam maiores do que você planejou.

 

Cartões com bandeiras diferentes

No geral, os bancos brasileiros trabalham com mais de uma bandeira, sendo que entre as mais conhecidas estão Visa e MasterCard. Quando você opta por ter cartões de bandeiras diferentes você aumenta a quantidade de estabelecimentos onde você pode comprar, pois se ele não aceitar o pagamento com a bandeira de um dos seus cartões, provavelmente aceitará a outra. Além disso, cartões distintos apresentam programas de pontos e milhas diferentes, o que pode ser revertido em benefícios para aquisições futuras.

 

Cartões diferentes para funções diferentes

Quando se opta por mais de um cartão de crédito, é importante que eles tenham funções diferentes dentro do seu planejamento financeiro mensal. Isso ajuda você controlar melhor como gasta seu crédito. Quer um exemplo prático? Considere que apenas um cartão é suficiente se você vai só pagar contas, por exemplo. Caso um banco ofereça 10 dias de prazo sem cobrança de juros após o vencimento da fatura enquanto outro oferece um tempo menor, você pode considerar ter mais de um cartão de crédito. O que estabelece um prazo maior pode ser destinado aos pagamentos que vencem em dias ruins dentro do seu orçamento ou para imprevistos que podem acontecer durante o mês.

Outra dica é que os cartões tenham limites diferentes. O cartão de menor limite pode ser utilizado, por exemplo, para as compras online, pois são mais suscetíveis a clonagem.

 

Para o controle dos gastos dos dependentes

Se você tem filhos que precisam usar seu dinheiro com frequência ou outro dependente, ter outro cartão de crédito pode ser uma boa ideia para controlar os gastos deles. Para evitar mais taxas extras, o ideal é que você faça o segundo cartão com o mesmo banco.

 

O mais importante é manter o controle

A partir dessas informações, é hora de avaliar se é vantajoso ter mais de um cartão de crédito na sua carteira. Independentemente da quantidade de cartões que você possui, o importante é estar sempre atento as suas finanças e saber controlar seus gastos. Por isso, procure sempre manter tudo organizado, mantenha uma planilha de gastos atualizada para verificar se você  está gastando além da conta.

 

Depois das nossas orientações, qual sua opinião sobre os cartões de crédito? É melhor ter apenas um ou dois? Conte para gente nos comentários!

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *