4 dicas que facilitam seu controle financeiro

images

Payroll calculator

Não há orçamento doméstico que absorva todas as promessas fantásticas e promoções mirabolantes que nos bombardeiam o tempo todo. Nesse contexto, manter a vida financeira em dia exige controle e cuidado. É preciso ter consciência de que o consumo desenfreado causa danos não só para a conta bancária, mas para a saúde emocional e o bem-estar da sua família.

Sabendo dessa dificuldade, o GuiaBolso.com organizou 4 dicas para facilitar sua vida no momento de cuidar das finanças.

Que tal otimizar o controle financeiro de forma inteligente? Confira os conselhos que valem ouro para você alcançar este objetivo. Confira:

 

1º Priorize seu planejamento financeiro: tenha foco

O primeiro passo do controle financeiro é tomar uma decisão e manter-se fiel a ela! Um dos grandes males da vida moderna é que as pessoas gastam sem perceber onde estão deixando seu dinheiro. Quando você define ou corrige seu planejamento financeiro você deve fazer das suas finanças uma prioridade.

Não tenha pressa, separe um momento do seu dia para analisar o extrato da sua conta bancária e checar seus comprovantes de compras, pagamentos e recebimentos. O resultado pode te surpreender e você “estará por dentro” sobre o que efetivamente aconteceu com seu dinheiro, consequentemente, tendo também maior controle sobre seus gastos.

 

2º Controle seus gastos: tome nota

Controlar despesas não é tão difícil assim. Com um papel e uma caneta você consegue anotar todos seus gastos diários. É importante não desprezar nem mesmo um simples café, um doce ou o dinheiro que você gasta com cigarros. São esses pequenos gastos que fazem a diferença no final do mês.

Para ter controle sobre suas finanças, é muito importante identificar aonde você efetivamente “investe” o dinheiro que recebe. Você pode usar o seu computador ou smartphone para isso. Usar uma planilha de gastos online, como o GuiaBolso.com, pode ser uma opção prática e rápida para organizar sua vida financeira. Saber para onde seu dinheiro está indo facilita seu processo de definição de gastos, portanto, o fácil acesso a essas informações a qualquer hora é importante.

 

3º Pague suas contas em débito automático: não pague extras

Fale a verdade: quantas vezes você não pagou uma conta simplesmente porque se esqueceu dela? É hora de acabar com isso! Separe um tempo do seu dia para colocar todas ou algumas das suas contas em débito automático. Isto garantirá que você não tenha que desembolsar taxas cobradas por atraso e poupará muitos gastos desnecessários no futuro. Porém, é importante planejar-se antes de agendar qualquer débito automático. Assegure-se que terá dinheiro em conta para no momento do débito automático programado.

 

4º Corte gastos nas áreas críticas: defina o que é importante

Outro ponto muito importante para manter uma vida financeira equilibrada e controlada, é a mudança de hábitos que consomem seu dinheiro de forma indesejada. A partir do momento em que você identifica onde seu dinheiro está sendo desperdiçado, será preciso cortar gastos supérfluos pelo bem-estar da sua conta bancária. Por exemplo, se metade da sua receita vai para roupas e acessórios, é preciso avaliar se isto é realmente necessário, se este custo pode ser suprimido ou reduzido.

 

É preciso ter controle sobre suas finanças, pois quando você entender no que gasta e principalmente por que gasta terá um controle mais efetivo do seu dinheiro e saberá a forma correta de aplicá-lo no seu dia-a-dia. Muitas vezes recursos financeiros são direcionados para alguma coisa que não tem tanta importância porque não há controle adequado de gastos. Evite esta situação.

O que achou das nossas dicas? Conte para gente nos comentários o que você tem feito para organizar seus gastos e melhorar seu controle financeiro.

Já conhece o novo GuiaBolso? Acesse GuiaBolso.com, seu controle financeiro + inteligente.

Comentários

comentários

2 Comments

  1. Senhores bom Dia

    Para dúvidas de acesso qual canal devo utilizar ?

    Grato

    Marcio

    • Olá Márcio,

      Você pode entrar em contato pelo suporte@guiabolso.com.br.

      Abraço,
      Pedro - GuiaBolso

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *