4 opções de investimento para sua aposentadoria

Mature couple on a sofa with laptop computer

Mature couple on a sofa with laptop computer

O aumento da expectativa de vida traz consigo a perspectiva de muitos anos após a aposentaria e a preocupação com a qualidade de vida nesses anos. Não se trata apenas de garantir renda, mas também da possibilidade de realizar sonhos que ainda são impossíveis quando se está trabalhando.

Para isso, é importante pensar para além da aposentadoria, pois, além do teto baixo do INSS, nada garante que as regras não sejam alteradas até que você possa se aposentar. Sendo assim, vale a pena analisar as possibilidades que o mercado financeiro oferece para quem quer poupar para quando estiver aposentado. Com isso dito, o  GuiaBolso.com decidiu separar algumas opções para você. Vamos conhecer algumas delas?

 

Poupança

O tradicional investimento, apesar de conservador (rende, atualmente, cerca de 6% ao ano), é bastante seguro e ideal para quem tem disciplina para fazer depósitos mensais por conta própria. A facilidade de saque é, ao mesmo tempo, vantagem e desvantagem: pode ser interessante se você precisar de dinheiro em algum momento, mas é contraindicado para quem é indisciplinado e costuma fazer saques emergenciais a toda hora.

 

Plano de previdência privada

A previdência privada é ideal para quem não tem a disciplina para investir por conta própria, já que a administração do dinheiro é feita pela instituição financeira. Para valer a pena precisa ser iniciada o mais cedo possível — por volta dos 30 anos, no máximo. Existem dois tipos básicos de previdência privada: o PGBL, indicado para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda, e o VGBL, para quem usa o formulário simplificado do IR ou é isento, e também para quem se preocupa principalmente com o patrimônio que deixará para os seus herdeiros.

Se você não tem tempo ou paciência para organizar os seus investimentos para a aposentadoria, o plano de previdência privada é uma boa opção, só é preciso identificar qual é a melhor opção para você e prestar atenção às taxas cobradas pela instituição financeira, para não deixar boa parte de seus investimentos nas mãos do banco.

 

Investimento em ações

Para quem topa encarar alguns riscos, aplicar o dinheiro em ações é uma opção mais rentável e mais flexível que a poupança e que o plano de previdência privada. E, na verdade, é menos arriscado do que parece — isso se for encarado como investimento de longo prazo, já que alterna períodos de baixa e de alta rentabilidade.

O ideal, segundo os especialistas, é gerenciar os riscos, e ser mais agressivo quando mais novo e mais conservador na medida em que se envelhece, para não comprometer o patrimônio. Outra dica é diversificar os investimentos — investir em papéis de baixo risco, como os títulos públicos, que rendem pouco mais são sólidos, e em empresas que pagam mais dividendos, que são uma boa opção de renda no futuro. Outra vantagem dos dividendos é que são isentos de Imposto de Renda.

 

Fundos imobiliários

São uma outra opção para diversificar a carteira de investimentos para a aposentadoria. A grande vantagem é ser uma aplicação em um ativo real — no caso, um empreendimento imobiliário. Além disso, os rendimentos são isentos de imposto de renda.

A lógica é a mesma utilizada por quem investe em imóveis para viver de aluguel, com as diferenças de que há um fundo administrando o investimento e de que, geralmente, o dinheiro é utilizado para financiar projetos como shoppings e prédios comerciais. Possibilita que pequenos investidores invistam em imóveis, já que é possível comprar cotas de um empreendimento. Além disso, a venda das cotas costuma ser mais simples que a de um imóvel, o que facilita se o investidor precisar de dinheiro por algum motivo.

 

E então, qual alternativa de investimento você achou mais interessante? Ainda tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Já conhece o novo GuiaBolso? Acesse GuiaBolso.com, seu controle financeiro + inteligente.

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *