O que todo jovem devem saber ao abrir a primeira conta no banco

happy woman with credit card

620x100-gradiente

happy woman with credit card

Você acha que é cedo para abrir a sua primeira conta no banco? Quando era  mais novo eu também achava e acabei perdendo um pouco de tempo antes de virar correntista. Eu não esperei chegar aos 20 para abrir minha conta inaugural, mas podia ter feito isso assim que completei 16 anos, mas não o fiz, justamente por não saber que era possível.

Hoje, com um pouco mais de experiência e alguns anos controlando extratos bancários, quero te ajudar nessa fase tão boa da vida, em que os jovens começam a tomar as rédeas da vida financeira. Confira a seguir algumas dicas de alguém, que como você, um dia esteve cheio de dúvidas antes de abrir a primeira conta bancária.

Escolha o banco (e o tipo de conta) com cuidado

A maioria dos bancos possui contas especiais para jovens entre  16 e 21 anos. Dentre os principais requisitos para a abertura desse tipo de conta, está a exigência de renda comprovada, o que aumenta potencialmente o limite de crédito. Isso nem sempre é uma vantagem no período da juventude! Vantagem mesmo é poder contar com taxas diferenciadas e normalmente todas as instituições bancárias oferecem esse benefício, portanto, você deve comparar cada tarifa antes de fazer a sua escolha.

Qual é o seu ponto de partida?

Bom, a sua primeira conta pode ser corrente ou poupança. Em ambos os casos, é importante determinar qual será o seu saldo inicial. Em muitas situações, o próprio banco exige um valor padronizado para depósito, sendo assim, você deve ter essa quantia em mãos. Caso opte por uma conta poupança, estipule um valor fixo para depositar todos os meses e, habitue-se desde cedo a poupar com disciplina e compromisso.

Leia o contrato

Depois não diga que eu não avisei, muito menos, coloque a culpa na falta de experiência. Ler o contrato pode ser chato, mas é extremamente necessário. Não salte as letras miúdas e nem assine sem conferir cláusula por cláusula. A falta de cautela nessa etapa pode literalmente te  custar caro no futuro. Pense nisso!

Não se deixe levar pelos amigos

Não é porque seu amigo escolheu determinada instituição financeira, que essa escolha também é perfeita para você. Entenda que cada pessoa tem um perfil e a conta deve ser adequada a ele. A opinião alheia é importante e pode servir de referência durante a sua procura pelo banco ideal, mas não deve ser determinante. Lembre-se que cada caso é um caso!

Escolha uma agência próxima

O banco pode ser ótimo, mas se para resolver o que você precisa, toda vez é necessário tomar vários ônibus, enfrentar metrô ou gastar muita gasolina, talvez essa escolha não seja a mais indicada para você. Quanto mais tempo e dinheiro você conseguir economizar no gerenciamento de sua conta, melhor!

Como funciona o internet banking da instituição?

Hoje em dia, poder acessar a conta bancária a qualquer hora e em qualquer lugar é extremamente importante, por isso, avalie como funciona o internet banking da instituição e opte pela alternativa mais cômoda e segura para você. Alguns bancos contam inclusive com apps móveis para acesso das contas, atividades de consulta e transações bancárias. Querendo ou não, isso é um grande diferencial.

Acostume-se com dinheiro na conta

No início vai ser um pouco difícil, afinal, até ontem você contava com dinheiro na carteira, agora está lidando com outra realidade. Cuidado para não sacar dinheiro da poupança para pagar algo trivial e evite sacar dinheiro da corrente, sem antes conferir o extrato e ver se há débitos para serem descontados. Não observar esse detalhe pode te fazer entrar, sem querer, no cheque especial.

Outra dica importante: não aceite agar altas taxas de juros, as oferecidas no rotativo do cartão de crédito e cheque especial. Case se enrole e fique devendo nestas categorias, você pode pegar um empréstimo pessoal com juros menor, quitar a dívida e passar a pagar uma parcela menor. Algumas instituições como Just oferecem boas condições de empréstimo. 

E aí, gostou dessas sugestões? Vai por mim, coloque essas dicas em prática e não cometa os erros que cometi ao abrir minha primeira conta. Até a próxima!

Já conhece o novo GuiaBolso? Acesse GuiaBolso.com, seu controle financeiro + inteligente.

620x100-foto

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

3 Comments

  1. Oi Boa tarde eu queria saber se eu posso abrir uma conta em banco

    • Oi, Marcos

      Tudo bem? Em geral, todo mundo consegue abrir conta bancária sim. Só precisa ter alguns documentos, como RG, CPF, comprovante de endereço, etc. Cada banco exige um tipo de documento. Então cheque as tarifas cobradas, escolha o banco e verifique o que é preciso pra abrir conta.

      Boa sorte!

  2. Bem legal eu amei

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *