Como descobrir o rendimento da caderneta de poupança?

shutterstock_143940817

shutterstock_143940817Sobrou um dinheiro extra no fim do mês e você ainda não sabe o que fazer? A caderneta de poupança pode ser uma excelente opção. Ela serve para poupar determinadas quantias para serem utilizadas futuramente na realização de algum objetivo ou na resolução de algum problema emergencial.

Dentre outras vantagens, a caderneta de poupança se configura como um investimento de baixo risco, pois sua regra de rendimento é simples e já fixada pelo Banco Central do Brasil. Quer saber como descobrir os rendimentos da caderneta de poupança? Acompanhe nossas dicas.

Caderneta de Poupança: de olho nos detalhes

Antes de discutir sobre os rendimentos da Caderneta de Poupança, é importante falar acerca de alguns detalhes sobre ela. Para iniciar uma caderneta de poupança o investimento mínimo costuma ser bem baixo, girando em torno de apenas 50,00. Além disso, o dinheiro aplicado pode ser resgatado todo mês (30 dias após a data do investimento), já com o valor corrigido.

Vale acrescentar que a caderneta apresenta inúmeros benefícios, incluindo a isenção do IRPF sobre os rendimentos e a isenção de taxa administrativa para a manutenção da conta.

Qual a remuneração da caderneta?

A caderneta de poupança remunera com taxa de 0,5% ao mês mais taxa referencial (TR) sobre o valor da aplicação. Isso equivale ao rendimento de 6% ao ano, além da TR variável de acordo com o período e divulgada diretamente pelo Banco Central.

É importante esclarecer que a TR, ou taxa referencial, é uma taxa média de juros calculada e fornecida diariamente com base na média dos rendimentos dos Certificados de Depósito Bancário (CDBs) das maiores instituições financeiras do país. O valor da TR é um índice de juros pós-fixado e é exatamente por isso que não dá para prever exatamente qual será o rendimento da poupança.

Como descobrir os rendimentos da poupança?

Existem várias formas de mensurar os rendimentos da caderneta de poupança, uma das mais eficientes é utilizar a Calculadora de Rendimentos do Banco Central, mais conhecida como Calculadora do Cidadão. Através dessa ferramenta, dentro de poucos minutos, o usuário consegue ter acesso ao valor final da aplicação.

Quem preferir, poderá também fazer simulações diretamente nos sites dos bancos, pois a maioria das páginas virtuais de instituições financeiras já fornece essa funcionalidade, levando em consideração inclusive o valor da TR.

Avaliar o melhor e o pior índice de TR do ano também pode ajudar a descobrir os rendimentos da poupança. Isso porque, a partir dessa análise é possível saber a média dos rendimentos mensais. Além disso, acompanhar o extrato bancário se configura como uma boa alternativa para monitorar os rendimentos da caderneta de poupança. Mas em todo caso, havendo dúvidas, é sempre bom conversar com um especialista da área financeira ou até mesmo procurar o gerente do seu banco.

Se a caderneta de poupança é a sua escolha para economizar o dinheiro que sobra no mês, não se acomode com o pensamento de que ela é um investimento seguro. Para evitar qualquer perda, fique sempre atento aos rendimentos e se for possível, diversifique os métodos de poupar.

Boa economia para você!

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *