GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Como poupar dinheiro em 5 passos

como poupar dinheiro

É muito difícil encontrar alguém que não queira poupar dinheiro. Entretanto, a distância entre querer e conseguir costuma ser muito grande. O curioso é que, em boa parte dos casos, isso acontece por um único motivo: começamos o mês prometendo que, dessa vez, vamos conseguir guardar dinheiro, mas quando ele chega ao fim, não sobrou nada na conta.

A boa notícia é que reverter essa situação pode ser mais fácil do que você imagina. Para isso, a primeira pergunta que você deve responder é se você está endividado. Se estiver, antes de ler este texto, você precisa ler este aqui, que mostra o que você precisa fazer para conseguir sair da bola de neve.

Se você não estiver endividado, siga em frente e confira cinco dicas para poupar dinheiro já a partir do mês que vem:

1. Como poupar dinheiro – Não espere até o fim do mês

Se você já percebeu que nunca sobra dinheiro no fim do mês, que tal começar a guardar dinheiro logo quando o salário cai? Uma boa dica é criar uma poupança programada para este dia. Assim, você nem vai começar a contar com esse dinheiro para o dia-a-dia.

2. Como poupar dinheiro – Organize seu orçamento

Você deve saber quanto ganha, mas e quanto gasta? É impossível controlar o orçamento sem saber exatamente para onde seu dinheiro está indo. Para ajudar a organizar seu orçamento, a dica é contar com uma das ferramentas de organização financeira disponíveis no mercado.

Quem gosta de números e guarda todas as notinhas do cartão para somar no fim do mês pode contar com uma planilha de controle de gastos. Agora para quem se arrepia só de pensar em preencher uma planilha, uma opção é usar o GuiaBolso, que puxa todas as suas movimentações bancárias automaticamente em menos de dois minutos.

3. Como poupar dinheiro – Crie metas para seus gastos

Você já conhece a regra dos 50-15-35? Ela prevê a criação de metas para todas as suas despesas, dividindo-as em três categorias:

– 50% para gastos essenciais: todos aqueles necessários para você se manter no seu dia-a-dia: moradia, alimentação, saúde, educação, etc.

– 15% para prioridades financeiras: para quem não tem dívidas, a prioridade é guardar dinheiro para os projetos futuros.

– 35% para estilo de vida: todos os gastos ligados a hobbies e lazer: academia, salão de beleza, restaurantes, baladas, etc.

4. Como poupar dinheiro – Construa uma reserva de emergência

Seu primeiro objetivo ao poupar 15% da renda é construir uma reserva de emergência para se prevenir de imprevistos financeiros. O ideal é que esse colchão some de três a seis salários.

Guardando 15% da sua renda, você alcançará três salários em um ano e oito meses. Se conseguir economizar no estilo de vida e nos gastos essenciais, poderá aumentar a poupança mensal e atingir esse objetivo antes do prazo.

Leia mais: Quer dicas para reduzir seus gastos essenciais?

Leia mais: Quer dicas para rever seu estilo de vida sem deixar de se divertir?

5. Como poupar dinheiro – Diversifique seus investimentos

Depois de construir sua reserva de emergência, você estará livre para procurar outras opções de investimento mais rentáveis do que a poupança. Uma boa dica é procurar um consultor financeiro para te ajudar a definir os próximos passos.

Comente!

comentários

 
 

Evaristo ulika comentou:

muito obrigado pela dica acho que desta vez vou conseguir poupar!

21/10/2016, 04:26

David Coutinho comentou:

Estava no serasa endividado, limpei mey nome e agora Ganho até bem mas não consigo financiar nada como um carro,fazer cartão de crédito como posso fazer pois me disseram que é minha
pontuação. Alguém pode me informar como subir minha pontuação

27/10/2016, 01:26

    GuiaBolso comentou:

    Oi, David

    Tudo bem? No Brasil vigora a regra do cadastro negativo e só recentemente criou-se o cadastro positivo. Para ficar com uma maior pontuação, terá de pagar tudo em dia mesmo. A dica é tentar o crédito em bancos diferentes dos que você ficou inadimplente. A Sophia Camargo, do UOL, fez um post sobre isso. Leia mais.

    Boa sorte!

    28/10/2016, 14:54

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play