Planilha para controle de gastos pessoais: qual a ideal para você?

pauta

banner-620x100-3

planilha para controle de gastos pessoais

Se você anda procurando uma maneira de sair das dívidas, economizar ou fazer o dinheiro render precisa começar a controlar melhor seus gastos diários e mensais.

A melhor forma de fazer isso é utilizar uma boa ferramenta de controle financeiro. O GuiaBolso é uma opção automática que poupa o trabalho chato de ter que preencher todos os dias cada um dos gastos realizados. Utilizá-lo é muito fácil: basta inserir seus dados do internet banking e todas as suas transações aparecerão na sua tela em menos de dois minutos.

Outra opção é escolher um modelo de planilha de controle de gastos pessoais. Confira aqui as quatro melhores opções gratuitas que encontramos por aí.

Leia mais: Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online? Descubra a melhor opção

Mas se você não gosta de modelos prontos e prefere criar sua própria planilha para gastos pessoais, não tem problema! Confira algumas dicas para isso:

1. Que ferramenta usar para criar uma planilha para controle de gastos pessoais?

Excel

Na hora de montar a planilha de controle de gastos pessoais, o Excel é a ferramenta mais escolhida. Superverstátil, o programa dá diversas opções de uso, como a possibilidade de automatizar cálculos e o próprio preenchimento das células.

Google Docs

Se você quer acessar sua planilha de qualquer lugar, pode usar a plataforma do Google Docs, que disponibiliza a opção de criar “Planilhas Google”. A ferramenta é bem parecida com o que o Excel oferece e tem as vantagens de ser de graça e na nuvem, ou seja, basta você se conectar à sua conta Google, em qualquer computador ou dispositivo móvel, e pronto, já pode controlar suas finanças.

Aplicativos de gerenciamento financeiro

Há também a possibilidade de usar aplicativos, os gerenciadores financeiros online. Além da vantagem de poder contar com eles na palma da mão, instalados em seu celular, eles podem oferecer outras vantagens, como a organização automática do que você recebe e do que você gasta, dando a você uma noção mais exata de como você pode economizar.

2. Registro diário ou mensal?

Existem duas maneiras para controlar sua renda: uma delas é manter apenas um registro mensal dos gastos e outra é anotar tudo (tudo mesmo) diariamente. Mas qual dessas maneiras é a ideal para você?

Planilha de gastos diários

Se você tem muitos gastos não programados, dívidas ou se o seu salário não chega ao fim do mês, talvez você deva optar pelo modelo diário. Ela permite um controle muito mais minucioso do seu orçamento e é indicada especialmente para quem não consegue entender onde está gastando demais.

Planilha de gastos mensais

Agora, se suas despesas costumam ser mais estáveis e você não tem dívidas nem fecha o mês no vermelho, o controle mensal deve ser suficiente. Basta registrar os gastos fixos (contas pessoais, aluguel, mensalidade escolar) e valores aproximados para os variáveis (restaurantes, passeios).

3. Que itens não podem faltar na minha planilha?

– Descrição dos gastos: na primeira coluna, você deve listar todos as despesas mensais que você vai começar a monitorar: supermercado, aluguel, restaurantes.

planilha para controle de gastos pessoais

– Dias do mês: na primeira linha, você deve colocar todos os dias do mês. Assim consegue marcar quando pagou determinada conta ou quitou determinada despesa. Comece pela quarta coluna.

planilha para controle de gastos pessoais

– Agrupe os gastos por categoria: seguindo a regra dos 50-15-35, a dica é reunir os gastos de cada categoria: gastos essenciais, prioridades financeiras e estilo de vida.

planilha para controle de gastos pessoais

– Previsão de gasto: na segunda coluna, coloque suas previsões para cada um dos seus gastos.

planilha para controle de gastos pessoais

– Soma de gastos até agora: na terceira coluna, some os gastos daquela categoria até então. Assim fica mais fácil acompanhar seu desempenho.

planilha para controle de gastos pessoais

4. Monitore seu desempenho anual

Na hora de criar sua planilha, além de criar uma aba para cada mês, vale criar uma única para o ano todo para que você consiga acompanhar seu desempenho financeiro acumulado. Isso ajuda a motivar as ações de longo prazo, como quitar uma dívida ou alcançar um valor determinado na poupança.

planilha para controle de gastos pessoais

banner-620x100-1

Leia também:
– 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
– As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
– Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
– Qual o melhor banco para abrir uma conta poupança?

 

Comentários

comentários

2 Comments

  1. Gostaria de receber mais dicas de como me organizo financeiramente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *