GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Veja como organizar seu orçamento em uma planilha de custos

Planilha de custos

Uma boa planilha de custos é uma das ferramentas mais eficazes para administrar eficientemente as suas finanças pessoais. Ao invés de anotar números a esmo em um bloquinho de papel ou em arquivo no computador, com uma planilha de custos à mão é possível entender com profundidade o seu fluxo financeiro, quais as suas principais despesas, os gastos desnecessários que você pode cortar e as melhores formas de investir seu dinheiro.

Entretanto, pode ser uma tarefa difícil escolher qual a planilha de custos utilizar, visto que há uma série de planilhas de custos diferentes à disposição, cada qual pensada para um objetivo específico. Para te ajudar, dividimos aqui os principais perfis de organização de orçamento em planilhas de custos para que você busque o sistema que mais se adeque à sua realidade.

Planilha de custos simples para evitar dores de cabeça

Se você deseja organizar suas finanças de forma simples, sem precisar gastar muito tempo preenchendo e analisando tabelas, você provavelmente vai se dar bem com planilhas de custo mais básicas.

Invista em planilhas de custos de orçamento doméstico. No geral, elas irão dividir suas despesas em grandes áreas, como alimentação, moradia, educação, transporte etc., por exemplo. Assim, você não irá precisar detalhar demais seus gastos e receitas e terá uma boa visão geral do orçamento doméstico.

Sugestões de planilhas para quem precisa de uma mãozinha

Se para você as contas não ficam claras o suficiente apenas preenchendo tabelas, o indicado é buscar por planilhas que realizem análises e diagnósticos da sua situação.

Um dos exemplos é o GuiaBolso, ferramenta online que te ajuda a ver a sua real situação financeira — se está em apuros, no limite, conseguindo poupar ou se já pode investir. O GuiaBolso ainda dá dicas para diminuir gastos e pagar uma dívidas.

Mobilidade para controle em tempo real

Se você tem um perfil esquecido e precisa anotar seus gastos no momento que eles ocorrem, a nossa dica é buscar uma solução que funcione bem inclusive em smartphones. Assim, você terá à mão uma ferramenta prática para ter um registro fiel dos seus hábitos financeiros.

Procure por gerenciadores financeiros online e aplicativos de gestão financeira. O aplicativo do GuiaBolso, por exemplo, registra e coordena suas contas de forma automática.

Procure o seu modelo de planilha de custos

Seja qual for a sua escolha, a regra básica é optar por uma planilha de custos que se adapte bem ao seu perfil. Lembre-se: o controle de finanças pessoais não é a atividade mais divertida do mundo, mas também não precisa ser uma tarefa maçante e custosa — inclusive porque isso reduz as chances de que seu esforço tenha bons resultados.

Experimente planilhas distintas e veja qual é mais prática para o seu dia a dia e seus hábitos financeiros. Caso um modelo não funcione, troque por outro diferente. Conte para nós as suas experiências e compartilhe quais tipos de planilhas de custos mais te agradaram. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o uso das planilhas e sobre o controle financeiro em geral, deixe sua pergunta nos comentários!

 

Comente!

comentários

 
 

laudecir magalhaes verus comentou:

quero uma planilha q organise minha vida nesse ano

04/01/2015, 01:06

    GuiaBolso comentou:

    Oi, Laudecir.
    Você já usa o GuiaBolso? É uma ferramenta de controle financeiro gratuita e automática. E a melhor parte é que você não precisa ficar preenchendo planilhas. 🙂 Veja mais informações aqui.

    15/01/2015, 13:40

Tatiane comentou:

Anderson bom dia! Pode me enviar a planilha por favor. Obrigada. Email: tathy.tavares@hotmail.com

28/07/2016, 10:47

Eliane Hernandez comentou:

Boa noite, Anderson!

Você pode me enviar a planilha também!
Desde já muito obrigada

27/10/2016, 20:23

Tatiany comentou:

Boa tarde! Anderson

Por gentileza, passe me a planilha por email.
tatiany.and@gmail.com

Grata

26/01/2017, 13:32

    GuiaBolso comentou:

    Oi, Tatiany

    Tudo bem? Não temos como te passar a planilha por e-mail por que no caso do GuiaBolso ela é via aplicativo. Baixe o app e comece a usá-la =)

    Abraço!

    31/01/2017, 10:54

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play