Como escolher o consórcio de carros ideal?

Man giving keys to another man in a car shop

consórcio de carros

Uma das modalidades mais populares entre quem deseja trocar ou adquirir um automóvel, o consórcio não dá indícios de estar perdendo o fôlego. Um dos principais diferenciais do método é o custo mais baixo em relação a um financiamento bancário. Ou seja, é sob medida para quem quer comprar o carro novo ou usado, mas não tem o dinheiro suficiente para pagar pelo bem à vista ou dar uma entrada significativa. Veja agora como funciona o consórcio de carros e como escolher aquele que é ideal para você:

Como funciona o consórcio de carros

Quem adquire um consórcio de carros se junta a um grupo que tem como objetivo formar uma espécie de poupança para comprar um carro novo ou usado. Todo participante do grupo contribui para este fundo pagando prestações mensais, sem juros, de determinado valor. Quando contemplado no sorteio, o felizardo recebe uma carta de crédito que pode ser usada na aquisição do automóvel escolhido.

Vantagens do consórcio de carros

Os entusiastas do consórcio automobilístico elogiam a modalidade por não haver a incidência de juros e quase nenhuma burocracia, diferentemente do financiamento tradicional. As taxas cobradas costumam ser menores e, além disso, não é exigido o pagamento de entrada e é possível escolher o tipo de crédito desejado, o prazo e o valor das parcelas (o que possibilita adequar esta despesa ao orçamento). O consórcio de carros conta ainda com diversas opções de planos para a compra de um veículo novo ou usado. Praticamente todas as montadoras de automóveis tem um consórcio. Entre as opções estão Chevrolet, Fiat, Volkswagen, Ford, JAC Motors, Hyundai e Honda.

Como escolher o consórcio ideal

O primeiro passo para escolher o consórcio de automóveis ideal para você é conversar com pessoas que já aderiram à modalidade, perguntar onde elas fizeram e se já tiveram problemas com determinada administradora. O Banco Central também disponibiliza na sua página a lista de todas as empresas administradoras, aquelas que não podem formar novos grupos e situação das administradoras por segmento. É possível ver quais as instituições que tiveram mais reclamações também.

Para não entrar em nenhuma furada, é importante ler com cuidado o contrato. Atente-se para itens como:

– a identificação das partes contratantes;
– o valor da taxa de adesão;
– a descrição do crédito;
– as garantias exigidas após a contemplação;
– a taxa de administração;
– o prazo de duração do contrato;
– a possibilidade de antecipação do pagamento de parcelas, etc.

Avalie como a administradora disponibiliza informações relativas ao consórcio para os clientes — o ideal é que dados como extrato da cota, contemplações do grupo, segunda via do boleto, assembleias, etc., estejam disponíveis 24 horas por dia em uma intranet, por exemplo. Veja, ainda, o tempo de liberação do crédito dos participantes do consórcio que foram contemplados.

O consórcio de carros pode ser uma excelente alternativa para quem quer adquirir ou trocar um veículo, mas não tem dinheiro suficiente para pagar à vista. É fundamental buscar uma administradora de confiança e que, acima de tudo, ofereça condições adequadas às suas necessidades e à sua situação financeira no momento. Pesquise, analise as informações e faça as contas necessárias para evitar problemas no futuro. E caso ainda tenha alguma dúvida, deixe um comentário!

 

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *