GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

O que é LCA e como ele se difere do LCI?

lca

Se você acompanha o GuiaBolso, já sabe que atualmente há uma enorme variedade de formas de aplicação financeira para quem deseja investir dinheiro.

Aqui, explicamos como funcionam as aplicações em Letras de Crédito Imobiliário, as LCIs, que são um fundo de renda fixa, ou seja, mais seguro que investir na bolsa de valores e que fornece a garantia de que seu dinheiro irá se valorizar.

Assim como existem as LCIs, há também as Letras de Crédito do Agronegócio, as LCAs, que também são fundos de renda fixa. Quer saber como elas funcionam e quais as diferenças entre as LCAs e as LCIs? Confira neste nosso novo guia para os seus investimentos.

 

O que são as LCAs

As LCAs são muito similares às LCIs. A diferença, como o nome já indica, é que ao invés de serem cotadas do crédito imobiliário, elas são emitidas a partir do crédito disponibilizado para o agronegócio. Elas funcionam como uma forma de incentivo ao agropecuarista: o dinheiro que você investe é repassado via banco para o produtor. Em troca, você recebe os juros da aplicação.

Assim como as LCIs, as LCAs podem ser pré ou pós-fixadas. Quando se compra LCAs pré-fixadas, o investidor sabe, no ato da compra, qual será a remuneração do título. Já as LCAs pós-fixadas se valorizam a partir de um porcentual do Certificado de Depósito Interbancário (CDI). O CDI costuma oscilar seguindo a Taxa Básica de Juros (Selic), definida pelo Banco Central.

 

Quais as vantagens do investimento em LCA

A principal vantagem das LCAs é a mesma das LCIs: elas são isentas de Imposto de Renda, o que aumenta a rentabilidade da aplicação.

Além disso, assim como nas LCIs, as LCAs têm a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) de rendimento para aplicações de até R$ 250 mil. Ou seja, caso você invista em LCAs em uma instituição credenciada pelo Banco Central e ela venha a quebrar, o FGC garante o retorno das suas aplicações. Isso funciona na prática como um seguro para o seu investimento, uma garantia a mais de segurança para o seu dinheiro.

Como as LCAs são um fundo de renda fixa, você não corre o risco de que o investimento desvalorize e sua aplicação termine com menos dinheiro que quando você a iniciou.

 

Como investir em LCA

A principal dica para aplicação em LCA, assim como no investimento em LCI, é buscar apenas instituições financeiras credenciadas no Banco Central. Assim, você evita colocar o seu dinheiro em uma organização sem solidez e tem a garantia do retorno do FGC na eventualidade de o banco quebrar.

Fora isso, caso você tenha mais de R$ 250 mil, a dica é investir em LCAs de instituições diferentes, para não perder dinheiro com o Imposto de Renda.

Se você for investir em LCAs pós-fixadas, compare qual o porcentual de valorização do CDI que é pago ao investidor em diferentes instituições. No geral, quanto maior for o prazo para o vencimento da aplicação, melhor será o porcentual.

Caso queira verificar as possibilidades de rendimentos, acesse aqui uma tabela comparativa com o rendimento e os vencimentos de diversas instituições financeiras que oferecem LCA.

 

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play