GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

CDB é a melhor forma de investimento para mim?

cdb

Com a estabilidade financeira conquistada através do plano real, os brasileiros iniciaram uma nova época onde poupar é realmente uma grande vantagem. Porém, com pouca ou nenhuma educação financeira, muitas vezes nós fazemos isso de maneira errada ou simplesmente vamos na nossa “bola de segurança”: a poupança. Mas a realidade nos mostra que podemos encontrar outras maneiras seguras de fazer nosso dinheiro render.

Se você possui conta em banco, possivelmente já ouviu falar de CDB como uma opção de investimento. Mas você realmente sabe o que eles são e se pode ser úteis para você? Quer conhecer um pouco melhor sobre esse tema e adquirir um pouco mais de cultura financeira? Leia com atenção o texto a seguir:

O que é CDB?

A famosa sigla CDB significa Certificado de Depósitos Bancários. E ele se vale da principal atividade dos bancos, especialmente em um país que favorece amplamente essas instituições como o Brasil: os temidos empréstimos bancários.

Os bancos costumam emprestar grandes valias e cobram caro por isso, mas aqui o processo é oposto. Nesse sistema de investimento, o banco usa nosso dinheiro para empréstimos com um prazo previamente acordado e ele nos devolve o montante somado a uma taxa de juros que pode ser pré ou pós-fixada. E é essa diferença que nos confere o lucro e que costuma ser razoavelmente mais alta que o rendimento da poupança tradicional.

Quem pode investir?

O CDB costuma ter um valor mínimo de investimento que varia de banco para banco. É interessante pesquisas o mercado e conversar com seu gerente, para saber ao certo como se dá esse processo por ali. Porém, esse investimento mínimo é até aceitável, pois o CDB não costuma render muito para aplicações menores.

Outra questão também é que ele é um investimento para quem não está com muita pressa: o retorno fica maior com o passar do tempo e é necessário um período de cerca de dois anos para que ele comece a ficar realmente interessante.

Quais riscos ele oferece?

O Certificado de Depósitos Bancários é um dos investimentos mais seguros que um cidadão pode fazer. Seu risco maior é apenas com a quebra da instituição bancária e então ela não querer honrar seus compromissos. Ainda assim, esse tipo de aquisição conta com um seguro pelo Fundo Garantidor de Crédito, que garante um retorno em investimentos de até 250 mil reais. Porém, isso é tão raro que não chega a ser levado em consideração, especialmente em instituições respeitadas e bem estabelecidas.

Algumas dicas valiosas

Analise atentamente a oferta de cada banco: eles pagam taxas diferentes, bem como possuem investimentos mínimos distintos. Enquanto os menores pagam quantias mais generosas, os maiores apresentam mais garantias contra quebra. Lembre-se também de que ao contrário da poupança, o CDB é tributado, de forma semelhante a outras aplicações de renda fixa.

Se você se enquadra nos requisitos do investidor de CDB, fique atento: essa pode ser a melhor escolha para você. Essa modalidade de investimento vem ganhando adeptos e você pode ser um deles. Analise atentamente essa opção!

 

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play