Saiba como guardar dinheiro com estas 5 dicas

como guardar dinheiro

É muito comum que as pessoas se endividem e acabem por perder o seu controle financeiro. Vivemos em um período extremamente consumista, em que gastar nunca foi tão fácil: é possível comprar tudo que se possa imaginar sem nem sair de casa, através da internet. E aí saber como guardar dinheiro vira tarefa cada vez mais árdua. Mas existem algumas dicas que podem ajudá-lo. E o melhor: muitas são tão simples de adotar que você vai se perguntar como você não fazia isso antes. Quer descobrir como guardar dinheiro e fugir do descontrole? Confira o texto a seguir:

Liste suas contas fixas

Todos nós possuímos contas que temos que pagar todo mês, independentemente do que façamos. Para aprender a como guardar dinheiro, você deve começar listando o seu gasto mais básico. Pegue um papel e ponha ali todos seus gastos mensais certos: conta de luz, de água, de telefone, aluguel, gastos com gasolina, supermercado, impostos ou qualquer despesa constante que você possua, mesmo que contas de TV a cabo ou mensalidade da academia, se esse for seu caso.

Dessa maneira, você já não conta com esse dinheiro, pois ele não é real: consta no seu pagamento, mas você jamais o terá disponível, pois é uma quantia bruta: é o mínimo para você “se pagar”. A partir de então, você saberá quando sobra e pode se programar para gastar apenas o que realmente sobra, evitando fazer despesas e poupando o que for possível.

Pague suas dívidas

Nada pode minar mais as finanças de uma pessoa do que gastar com juros de cartão ou financeiras. Faça tudo que puder: venda carros, bens, peça ajuda, mas pague suas dívidas. As taxas de juros cobradas no Brasil são altas, por isso, para não perder seu controle financeiro, livre-se de suas dívidas e comece a poupar dinheiro assim que sair do buraco.

Não fique só na poupança…

Os brasileiros têm mania de só investir na poupança, mas a verdade é que, apesar de tradicional, ela não é a que paga melhor e nem é o mais seguro investimento que existe.

Caso o banco quebre, o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) só devolve investimentos de até 250 mil reais. O Tesouro Direto, por exemplo, é mais garantido, pois você só perde se o próprio governo federal der calote, o que parece pouco provável em tempos modernos.

… poupe qualquer dinheiro

Guardar tudo aquilo que sobra é uma atitude básica de quem quer juntar uma boa quantia. Se você receber a restituição do seu imposto de renda, uma promoção no trabalho ou qualquer quantia inesperada, não gaste tudo e depois caia no arrependimento: poupe. Assim você tem uma quantia para lhe ajudar em momentos difíceis e não precisa se endividar mais caso passe algum apuro.

Seguindo essas dicas, você vai começar a aprender a como guardar dinheiro ao invés de criar dívidas. Adotando os hábitos certos, isso será natural e simples, pois ter um planejamento financeiro vai se tornar uma rotina sem maiores problemas. Não perca mais tempo e comece o quanto antes: não há sensação melhor do que acordar seguro e tranqüilo!

 

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *