Como vender um carro financiado?

Car Deal

carro financiado

Ninguém compra um carro financiado pensando que não vai conseguir arcar com as parcelas. Mas, infelizmente, imprevistos acontecem e você pode acabar se deparando com a necessidade de vender o seu veículo antes de terminar o financiamento. E aí vem a dúvida: como vender um carro financiado?

Essa pergunta também pode surgir caso você decida trocar de carro antes de pagar todas as parcelas, seja porque quer comprar um carro melhor ou porque está precisando de dinheiro e quer fazer uma “troca com troco”. Nesse tipo de operação, você vende seu carro usado para a concessionária e usa o dinheiro recebido para três coisas: quitar as parcelas restantes do carro usado, dar a entrada no carro novo e pegar uma parte do dinheiro de volta para quitar dívidas, por exemplo.

Você se encaixa em alguma dessas situações? Então, confira as dicas do GuiaBolso para vender o seu carro financiado:

Saiba exatamente qual o valor da sua dívida

Descubra com o gerente do banco ou com a concessionária que financiou, o valor exato que você ainda deve. Pergunte também o valor da dívida para pagamento à vista e tente priorizar essa opção na hora da venda.

Verifique se a documentação está em dia

Muita gente esquece de checar se o veículo que irá vender está com tudo em ordem. Veja se você tem multas, licenciamento ou IPVA atrasados. Caso exista alguma pendência, decida se irá pagar a conta e colocar esse valor no preço do carro ou ainda se prefere deixar o pagamento para o novo proprietário.

Caso prefira deixar a conta para o novo dono, avise-o antes de fechar a venda. Isso provavelmente impactará no preço final.

Divulgue o carro para a venda

Anuncie seu veículo em todos os meios possíveis — classificados de jornais, sites especializados, amigos, loja de carros usados, feirões etc. Exponha detalhes, benefícios do automóvel, tempo de uso, quilometragem, possíveis arranhões e marcas de uso. Enfim, seja sincero. Deixe claro no anúncio que trata-se de venda de veículo financiado e se tiver dificuldade de revendê-lo, baixe o valor para torná-lo mais atraente.

Priorize o comprador que pagar à vista

Com dinheiro na mão, você consegue renegociar a dívida e quitar o financiamento com mais facilidade.  Essa opção também é boa para o comprador, que recebe um carro sem dívidas.

Coloque a venda direto na concessionária como última opção

Tudo bem que fazer a venda direto na concessionária é mais rápido e prático, mas você pagará um preço por conta disso. O valor pago pela concessionária ficará abaixo da tabela Fipe (principal referência para avaliação de veículos usados), já que eles procurarão vender depois para uma outra pessoa (que não vai querer pagar mais do que o veículo vale no mercado).

Se você vender diretamente para uma outra pessoa, conseguirá receber uma quantia mais próxima do valor de mercado do veículo.

Transfira o financiamento

Na hora de vender um carro financiado, vale lembrar que a venda não depende somente de ter ou não um comprador. Se a pessoa não for pagar o valor à vista, ela terá que passar por uma análise de crédito pelo banco, que decidirá se a dívida poderá ou não ser transferida.

Importante: essa avaliação será cobrada mesmo que a instituição financeira não aprove a transferência.

Fique atento

Seja qual for o tipo de venda, peça ao comprador que te acompanhe quando for depositar o pagamento do carro e também quando for ao cartório transferir a documentação. Só assine a papelada quando o dinheiro estiver na sua conta.

 

Comentários

comentários

22 Comments

  1. Tenho carro financiado sera consigo vende e continua pagando o financiamento?

    • Oi, Samuel

      Tudo bem? Você consegue sim vender um carro financiado. O novo dono irá assumir as parcelas. Para isso, é importante não se esquecer de transferir o bem para o nome dele.

      Boa sorte na venda =)

  2. Tenho carro financiado quero vende ele sera tem como eu vender e continua pagando o financiamento?

    • Oi, Samuel

      Tudo bem? Te respondemos na outra pergunta que você enviou =)

  3. Boa Tarde, Tenho um Veiculo que foi financiado em 48x 750. Paguei 24x já. sera que já consigo Vende-lo e transferir o financiamendo?

  4. Boa noite,tenho um carro financiado em minha conta e quero troca-lo em uma agencia.
    Qual a melhor forma?

    • Oi, Jorge

      Tudo bem? O melhor é você vender o carro e passar o financiamento adiante. Só então procure outro veículo.

      Boa sorte!

  5. meu carro e financiado tem como vender a passar o finaciamento para o novo dono????

  6. Olá tem como eu vender um carro novo financiado, mas eu continuar pagando as prestações? Porque o dinheiro que irei receber do carro quero investir em outra coisa; mas ai continuar pagando as parcelas normalmente.

    • Oi, Juliana

      Tudo bem? Se você vender o carro você repassa a dívida restante (as futuras parcelas) para o novo proprietário, pois o veículo não será mais seu. Nao faz sentido você continuar pagando as parcelas para o novo dono.

      Esperamos ter esclarecido a dúvida =)

      Abraço

  7. Tenho um carro para vende, não está quitado. Tentei devolver para o banco e o banco não aceitou. Então consegui um comprador. Mas não sei o que devo fazer... Que documento devo fazer para realizar a venda?
    Posso fazer particular?
    Q documento faço para não me encontrar caso haja um acidente ou não seja pago as parcelas.
    Ou se a pessoa desfazer o negócio não conseguir pagar posso reaver o carro?

    • Oi, Greice

      Tudo bem? Na venda de um carro que está sendo financiado existem duas situações:

      1) Nesse caso, você recebe todo o dinheiro que vai cobrar pelo carro e usa uma parte para quitar o financiamento à vista. Por ter o dinheiro em mãos, peça um desconto ao banco justamente porque você pagará a dívida de uma vez. Essa opção também é boa para o comprador, que recebe um carro sem dívidas.

      1. Pagamento à vista: o comprador tem dinheiro para quitar o financiamento à vista. Sendo assim, ele te paga todo o valor, você quita o financiamento e transfere o veículo para ele.

      2. Novo financiamento: o comprador irá financiar o veículo. Sendo assim, ele deve passar por um novo processo de avaliação de crédito no banco porque na prática será como se ele estivesse refinanciando a dívida.

      A partir do momento que transferir o veículo, você não poderá mais reavê-lo. Somente se recomprá-lo. Caso a pessoa não pague o financiamento, o banco irá tomar o bem dele, mas o carro não fica com você.

      Bons negócios!

  8. Tenho um carro finaciado quero trocar em um lote e continuar pagando as prestações tem como trasferir a documentação para o novo dono mas continuar com as prestações.

    • Oi, Irlen

      Tudo bem? A partir do momento que você transfere o carro, ele vai com as dívidas. O novo proprietário é que deve arcar com as prestações, pois você não terá mias nenhum direito sobre aquele bem.

      Esperamos ter ajudado!

  9. Tenho o carro e quero vender o comprador quer financiar e o banco me ligou e diz que eu preciso passar o DUT original em branco e assinado pra eles quero saber se posso fazer isso ou correr algum risco deles transferir o carro sem fazer o pagamento ?

    • Daniela,

      Tudo bem? Pelo o que lemos no Detran, o problema deste procedimento é o novo dono não preencher o documento e transferir o veículo pro nome dele. Com o tempo, você pode ter problema com o acúmulo de multas ou até mesmo devido a algum acidente. O "DUT" é o nome antigo do "CRV". O Detran recomenda que você faça o novo proprietário assinar o CRV.

      Abraço e bons negócios!

  10. Prezados, tudo bem?
    Tenho um carro no qual comprei com entrada de 3.000 e 36x parcelas de 570, ja paguei 11x parcelas. Estou querendo trocar de carro e da mais um dinheiro de entrada para o novo. A pergunta é..eu consigo vender ele para uma agencia e ter algum dinheiro de retorno? Ou até da o meu carro e mais um dinheiro em cima na mesma agencia?

    Aguardo o retorno!
    Abraços.,

    • Oi, Raphael

      Você consegue vender sim, mas nem sempre estarão dispostos a te pagar tudo o que desembolsou. Funciona como uma venda comum: haverá negociação até chegarem num valor. O restante da dívida será repassada o novo dono do carro.

      Boa sorte!

  11. Tenho um palio 2007 modelo 2008 financiado em 48x de 716.24 reais paguei 33 prestaçooes e tem 5 em atraso sera que consigo vender.Sabe aonfe posso encontrar comprador obrigado.

    • Oi, Ronaldo

      Tudo bem? Você deve vender este carro usando os meios tradicionais: feiras, anúncios em sites, etc. No anúncio já informe que é um carro financiado para que a pessoa saiba que se comprar o veículo assumirá um financiamento.

      Abraço e bons negócios!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *