GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

4 dicas de controle de custos para pequenas empresas

banner-620x100-2

controle de custosNão há nada mais necessário em uma empresa do que fazer um controle criterioso de custos para manter a saúde financeira dos negócios.

Saber quanto a empresa recebe e o quanto ela pode gastar para manter uma margem de lucro desejável é o pressuposto para qualquer planejamento ou futuros investimentos. Pensando nisso, preparamos para você algumas dicas de controle de custos para pequenas empresas.

 

Não misturar finanças pessoais e empresariais é essencial para o controle de custos

Ao abrir um negócio, muitos empresários costumam misturar suas finanças pessoais e empresariais, retirando do caixa da empresa dinheiro para seus gastos próprios. Essa atitude é perigosa para o balanço mensal da empresa, podendo até mesmo deixá-la com dívidas.

O ideal é que você estipule um valor fixo mensal para retirar para si como salário, mesmo que ele seja o dono do negócio. Ao trabalhar com esse valor fixo ficará mais fácil saber os valores das entradas e saídas, fazendo previsões através de custos fixos. Se a cada mês o empresário resolver gastar valores variados, todo e qualquer planejamento pode ir por água abaixo.

 

É importante manter registro de gastos fixos e variáveis

Toda empresa deve fazer a divisão de seus gastos entre os fixos e os variáveis. Os fixos, por exemplo, dizem respeito aos salários, encargos trabalhistas, contas como água, luz, telefone, aluguel, internet.

Os gastos variáveis, como o próprio nome diz, podem não ser previstos todo o mês, mas devem ter uma cota de dinheiro separada para eles, pois toda empresa lida com imprevisibilidades.

A contratação de um serviço freelancer para cumprir um prazo, uma viagem de negócios urgente e importante, uma multa referente a um atraso… Enfim, os gastos variáveis estarão sempre presentes e devem estar dentro dos gastos previstos pela empresa.

 

Softwares de controle financeiro podem ajudar

A utilização de softwares de controle financeiro é um recurso tecnológico importante para o controle de custos de uma empresa. Ao invés de lidar com papéis e planilhas separados para as entradas e saídas de dinheiro, muitos softwares integram essas informações e fornecem dados detalhados de quanto sua empresa recebeu, quanto sua empresa tem a receber, quanto sua empresa gastou com contas e despesas, e quanto ela ainda gastará até o final do mês.

Esse recurso dá uma visão geral dos lucros mensais e permite que o administrador faça comparações mês a mês de seus gastos e receitas. Assim, será possível ver quanto a empresa perdeu o controle em determinado mês e quanto ela precisa receber no próximo mês para voltar ao normal.

 

Listagem e análise dos gastos são essenciais

Se a empresa estiver com muitos gastos e houver a desconfiança de que muitos deles são desnecessários, o mais indicado é fazer uma listagem com todos eles e cortar o que realmente é supérfluo. Além disso, buscar alternativas mais baratas ao que vem sendo empreendido.

Quem sabe mudar de fornecedores e ir em busca dos que oferecem produtos mais baratos e com melhores condições de pagamento? Se você recebe mais prazo para os pagamentos, isso significa maior capital de giro em caixa, o que lhe permite estar em dia com as contas e fazer investimentos.

banner-620x100-1Leia também:
– 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
– Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
– Qual o melhor banco para abrir uma conta poupança?
– Planilha de gastos mensais: como fazer?

 

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play