Cuide de suas finanças pessoais em 5 passos

Couple working out finances

banner-620x100-2

Couple working out financesControlar as finanças pessoais pode ser mais fácil do que você imagina. Com apenas 5 passos, é possível organizar sua vida financeira, saber o quanto ganha e quanto gasta, as áreas em que estão suas principais despesas e onde é possível cortar gastos e economizar. Veja como cuidar das suas finanças pessoais em 5 passos:

1. Use apps para gerenciar suas finanças pessoais

Os aplicativos são os melhores amigos de quem quer começar a gerenciar as finanças pessoais com sucesso. Entre as opções para Android está o Money Wise, que permite que várias contas sejam criadas, tem proteção por meio de senha e conta com a funcionalidade de gráficos diários, semanais e mensais, além de resumos. O Finanças Pessoais, também para Android, possibilita que o usuário identifique suas despesas e receitas. A partir daí, calcula o saldo mensal. Outro recurso interessante é o envio de e-mail para alertar sobre o vencimento de contas. An Money e Budget, do mesmo sistema operacional, é um app que opera com várias moedas, sob medida para quem viaja muito para o exterior. Para iOs, o Minhas Economias é opção ara quem quer gerenciar contas de vários bancos e cartões de crédito, além de investimentos e financiamentos. O Money Care funciona como uma planilha básica de orçamento, mostrando contas pagas, atrasadas e a pagar. Já o Finance, disponível para Android e iOs, é um dos mais completos para o controle de finanças pessoais, apesar de usar linguagem financeira mais complexa, principalmente para quem está começando a gerenciar o dinheiro.

2. Siga sites de dicas para controle financeiro

Dicas e orientações nunca são demais para quem quer aprender como organizar as finanças pessoais. Por isso, se tornar um seguidor de sites que fornecem estas informações pode ajudar muito no gerenciamento das finanças. O Minhas Economias aborda assuntos como as melhores formas de estabelecer objetivos financeiros e como conhecer e controlar seus gastos.  O Sr. Dinheiro aposta em assuntos genéricos relacionados às finanças pessoais, como as formas de fugir dos juros do cartão de crédito e como garantir dinheiro para velhice. Quanto custa fazer uma faculdade e quanto você ganha economizando um real por dia são algumas das dicas abordadas pelo Organizze. No GuiaBolso, você tem acesso a orientações e dicas que vão desde como cuidar das finanças da família passando por como usar bem o seu dinheiro e dicas de educação para jovens. Informação nunca é demais.

3. Economize para as emergências e para realizar seus sonhos

Criar um fundo de emergência é essencial por dois motivos. O primeiro é ter uma quantia reservada para imprevistos, como gastos inesperados com despesas médicas, multas, material escolar e despesas do cotidiano em geral. Ter uma quantia reservada para este fim evita que você tenha que recorrer a empréstimos ou cheque especial caso precise de dinheiro extra. O segundo motivo também é nobre: economizar permite que você tenha recursos financeiros suficientes para realizar seus sonhos mais caros, como fazer uma pós-graduação, comprar uma casa ou viajar para o exterior. Organizar suas finanças pessoais vai valer a pena.

4. Fuja dos pagamentos a prazo

Pagamentos a prazo estão entre as principais armadilhas de quem está em busca de uma vida financeira saudável. Isto acontece porque estas compras, muitas vezes, são feitas por impulso. Ou seja, as pessoas nem mesmo analisam se conseguirão arcar com as parcelas acordadas nos próximos meses. Para manter suas finanças pessoais em dia, prefira sempre economizar para comprar o bem que deseja à vista. De quebra, ainda há chances de conseguir um bom desconto por pagar o valor total da compra no ato.

5. Acompanhe os gastos diariamente

A melhor forma de gerenciar suas finanças pessoais é acompanhando diariamente os gastos que foram feitos. Assim, é possível pisar no freio caso tenha extrapolado o orçamento em alguma categoria e até mesmo acertar seu planejamento financeiro para o mês seguinte.

Cuidar das suas finanças pessoais é mais simples e rápido do que você imagina. Pronto para dar o primeiro passo?banner-620x100-1Leia mais:
Os 5 melhores aplicativos de controle financeiro
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *