Como montar uma planilha de controle financeiro?

planilha financeira

banner-620x100-2
planilha de controle financeiroIndependentemente de quanto você ganha por mês, ter controle financeiro é essencial para realizar seus sonhos e ter segurança para você e sua família. Aprenda a montar uma planilha de controle financeiro para monitorar gastos, não sair da linha e reduzir despesas. Descubra como montar uma planilha de controle financeiro:

 

Categorize gastos na planilha de controle financeiro

O primeiro passo para montar uma planilha de controle financeiro é categorizar seus gastos mensais. Comece pelos fixos, que são aqueles que não mudam a cada mês, como aluguel, mensalidade da faculdade, condomínio etc. Em seguida, os gastos variáveis e essenciais, como água, luz, gás, telefone etc. Por fim, coloque todos os gastos relacionados ao estilo de vida, como lazer, cuidados pessoais etc. Categorizar os gastos é importante para analisar exatamente para onde seu dinheiro está indo e, se possível, onde dá para cortar despesas.

Separe as quantias para poupar ou quitar dívidas

Ao montar uma planilha de controle financeiro, é importante não esquecer ainda dos investimentos ou quitação de dívidas.  O ideal é separar, pelo menos, 15% da sua renda mensal para investimentos. Caso tenha dívidas, direcione esta quantia para quitá-las o mais rápido possível. Caso esteja no azul, use esta porcentagem da sua renda para criar uma reserva de emergência ou como forma de investimento.

Utilize planilhas de controle financeiro

Comece já a gerenciar seu dinheiro escolhendo um modelo de planilha de controle financeiro. O GuiaBolso é o modelo ideal para quem não tem tempo a perder. Totalmente online, o sistema importa automaticamente as transações das suas contas e cartões de crédito, oferecendo uma visão completa das suas finanças. Ideal para quem não tem paciência para anotar cada gasto, o GuiaBolso organiza suas finanças em dois minutos. A planilha do Idec é voltada para quem está começando a gerenciar o orçamento pessoal. O modelo da BM&F é uma opção para quem tem investimentos, já que tem uma área exclusiva para isso, com espaço para Tesouro Direto, Ações, Previdência Privada etc. Quem prefere controlar as despesas diariamente pode se beneficiar do modelo oferecido pela INFO Exame. Quem tem um perfil mais detalhista pode usar a planilha do consultor Beto Veiga.

Escolha a planilha mais adequada para suas necessidades

A planilha de controle financeiro ideal é aquela adequada ao seu estilo de vida e às suas necessidades. Uma planilha automatizada e online, como o GuiaBolso, é perfeita, por exemplo, para quem não quer perder tempo na hora de gerenciar o dinheiro. Com espaço para planejamento e atualização automática, pode ser conferida até mesmo pelo celular. Planilhas simples são ideais para quem não tem muita intimidade com funções do Excel e fórmulas matemáticas, enquanto a planilha avançada oferece mais recursos, mas exige mais tempo e dedicação no controle das finanças. Por fim, a planilha diária funciona como registro de consumo, permitindo a identificação de pequenas despesas que podem desequilibrar seu orçamento.

A planilha de controle financeiro, independentemente do modelo escolhido, é a sua principal aliada no gerenciamento de gastos. Escolha a ferramenta mais adequada às suas necessidades e dê o primeiro passo no controle do seu dinheiro.

banner-620x100-1Leia também:
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

2 Comments

  1. Quero saber sobre esse guia de bolso..
    é seguro?

    • Oi, Emerson

      Entendo a sua preocupação. No entanto, trabalhamos com a mesma tecnologia dos grandes bancos, certificado pelos maiores especialistas em segurança na Internet. Todos os seus dados são criptografados e somente você tem acesso a eles - nem mesmo os nossos funcionários podem ver as suas transações ou senha. Ou seja, é mais seguro que o e-commerce.

      O GuiaBolso pede apenas os dados de visualização do seu Internet Banking, ou seja, não dá para fazer movimentações na conta, apenas ver o que está acontecendo nela. O app só usa essa informação para importar suas transações, dessa forma, suas rendas e gastos são preenchidos automaticamente, poupando o trabalho de anotá-los um a um.

      Mas se você quiser, é possível usar o GuiaBolso mesmo sem fornecer os seus dados bancários. Para isso, acesse o aplicativo do seu smartphone e, ao aparecer as opções de bancos, escolha "Conta manual" (é uma das últimas opções). A diferença, nesse caso, é que você terá que lançar as movimentações da sua conta manualmente.

      Você também pode conferir o que a mídia fala sobre o nosso app nos links abaixo:

      Texto da TechTudo (parte de tecnologia do portal da globo.com): http://glo.bo/1G8c4Yn

      Notícia da Revista Exame: http://abr.ai/16GbReC

      Notícia do Estadão: http://bit.ly/29UgvLa

      Por fim, você também pode criar um código de segurança, assim, toda vez que alguém for abrir o seu GuiaBolso, ele só mostrará as suas informações depois que esse código for inserido.

      Espero ter ajudado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *