Dicas para economizar: como fazer uma planilha financeira

planilha financeira

banner GB

planilha financeiraFazer uma planilha financeira é o primeiro passo para quem está em busca da organização financeira. Para alcançar o objetivo, é importante que a planilha esteja completa e seja sempre monitorada e atualizada. Assim, você tem certeza que as informações que ela contém realmente correspondem à sua realidade financeira. É possível criar sua própria ferramenta ou baixá-la pronta.

Aprenda agora a como fazer uma planilha

Anote seus gastos mensais

Para aprender como fazer uma planilha, comece anotando todos os seus gastos mensais. Para garantir que o total que sobrou (ou faltou) no final do mês está correto, é importante não esquecer nenhuma despesa, mesmo que pequena, como um cafezinho, passagem de ônibus ou um suco após o trabalho. Estabeleça uma rotina de anotar os gastos na hora em que acontecem, em um caderno que esteja sempre com você, para não correr o risco de esquecer.

Observe seu comportamento financeiro durante esse mês

A melhor forma de gerenciar as finanças é entendendo qual é seu comportamento em relação ao dinheiro. Tem o hábito de poupar ou é adepto das compras por impulso? Sempre gasta mais do que ganha e não consegue sair do vermelho? Para onde seu dinheiro realmente vai? Ao entender o seu comportamento financeiro, você pode mudar hábitos nocivos para suas finanças e dar o primeiro passo para alcançar um estilo de vida mais equilibrado.

Faça o planejamento para otimizar a economia e cortar o desnecessário

Planejar os gastos é uma atitude essencial para quem quer se manter dentro do orçamento e não correr o risco de gastar todo o dinheiro em despesas que não são tão importantes. Antes do mês começar, defina quanto você quer ou pode gastar dentro de cada categoria do seu orçamento. Comece sempre pelas despesas essenciais e fixas, como aluguel, mensalidade do colégio etc. Em seguida, vá para os gastos que variam, mas que também são essenciais, como luz, água e gás. Por fim, use o dinheiro que sobrou para gastos relacionados ao estilo de vida, como lazer, cuidados pessoais etc.

Acrescente categorias prioritárias, como a poupança ou parcela de um carro

Na hora de criar sua planilha é importante se certificar que não deixou nenhuma categoria prioritária de fora, como parcela do carro ou de um financiamento imobiliário, por exemplo. Prioridades financeiras também não devem ser esquecidas. Se tem dívidas, o valor que será utilizado para a quitação delas deve contar no seu orçamento. Se não, lembre-se de planejar uma parte da sua renda para ir diretamente para a poupança ou outra forma de investimento.

Crie uma planilha financeira no Excel ou no Google Drive

Agora que você aprendeu como fazer uma planilha financeira, é hora de colocar a mão na massa e realmente criar o arquivo. Você pode fazer via Excel, programa do Microsoft Office, ou por meio do Google Drive, usando a função Google Sheets. Na primeira coluna liste todas as suas categorias de receitas e, em seguida, de despesas. Na coluna ao lado é onde você irá anotar os respectivos valores para, assim, saber exatamente quanto está gastando e quanto está ganhando.

Criar a própria planilha financeira pode ser vantajoso porque você pode de fazer um documento já  adaptado ao seu estilo de vida. No entanto, na falta de tempo para criar a ferramenta, você pode optar pelas versões online. Basta acessar, inserir seus dados e começar a controlar suas finanças. O GuiaBolso é a única opção totalmente automatizada no mercado. Comece a usar e, em menos de dois minutos, gerencie seu dinheiro com facilidade, de onde estiver. Conte pra gente a experiência nos comentários!

banner GB 2

Leia também:
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

 

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *