Como pagar o IPVA do seu carro?

pagar o ipva

banner GB

como pagar o ipvaO Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA) é um daqueles tributos que muitas pessoas sabem que existe, mas não sabem se devem pagar, como se calcula e como devem fazer para quitá-lo. Neste post, você vai saber exatamente o que é o IPVA, como ele é calculado, como você deve fazer para pagá-lo e, mais importante, se é possível parcelá-lo ou se o pagamento à vista é a única opção. Confira abaixo:

O que é IPVA?

O IPVA é um imposto estadual que deve ser pago anualmente por proprietários de veículos de passeio ou utilitários, além de caminhonetes de carga, motos, ônibus, caminhões, embarcações e aeronaves. O tributo deve ser pago pela pessoa que é proprietária do veículo em 1º e janeiro de cada exercício. No caso de veículos novos, a data considerada é a da primeira aquisição.

Como se calcula o IPVA?

O IPVA é calculado de acordo com o valor venal do veículo, que é levantado anualmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A quantia a ser paga, consequentemente, varia segundo com o valor do veículo em questão e, também, do estado em que o veículo está registrado. Por ser um imposto estadual, a alíquota cobrada é diferente para cada estado e Distrito Federal.

Como funciona a isenção do IPVA?

Veículos usados com finalidades específicas previstas na legislação podem ser isentos do pagamento do IPVA. Entre os beneficiados com a isenção estão veículos de entidade filantrópica, de embaixada, de transporte escolar, de propriedade de portador de deficiência visual, física, mental ou autista. Taxistas também estão isentos do pagamento de IPVA do seu veículo de trabalho. Para conferir a lista completa, acesse o site do Detran do seu estado ou Distrito Federal.

Como pagar o IPVA?

Para pagar o IPVA, procure uma agência dos agentes arrecadadores credenciados do seu estado e informe o número do RENAVAM, que pode ser encontrado no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRVL). Os correntistas das agências credenciadas também podem fazer o pagamento pela Internet, por meio do Internet Banking.

Posso parcelar meu IPVA?

O valor do IPVA pode ser pago à vista, com desconto (que varia de acordo com o estado) ou parcelar em até três vezes consecutivas (sem o desconto), com parcelas que variam de acordo com o valor do veículo.  Para quem tem dinheiro guardado, pagar à vista pode ser uma boa opção, por conta do desconto e para se ver de vez livre da dívida. Parcelar é alternativa para quem exagerou nos gastos e não tem como dispor da quantia inteira. No entanto, é essencial prever o valor das parcelas no orçamento para não correr o risco de atrasar uma delas. A data de vencimento varia de acordo com a placa do veículo. Lembre-se que os inadimplentes ficam sujeitos à cobrança de multas e juros, além de não poderem obter o licenciamento do veículo.

Tem mais alguma dúvida como pagar IPVA? Pagou seu imposto à vista ou parcelado? Tem algum comentário a fazer? Não deixe de escrever abaixo.

banner GB 2Leia também:
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

One Comment

  1. Obrigado por tirar minhas duvidas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *