Qual a diferença entre despesas e custo?

despesas

banner GB

despesasSaber como diferenciar despesas e custo pode ser um desafio para muitas pessoas na hora de classificar seus gastos. Saber o que consiste cada um destes termos, no entanto, é essencial para uma gestão eficaz dos negócios e para não ter problemas na contabilidade.  Veja o que são despesas e custos e aprenda a diferenciá-los com rapidez:

O que são despesas?

São considerados despesas todos os valores gastos com bens e serviços que são relativos à manutenção da atividade-fim da companhia. Enquadram-se nesta categoria ainda todas as iniciativas e ações para a obtenção de receita por meio da venda de produtos como, por exemplo, folha de pagamento, compra de materiais de escritório e divulgação.

O que são custos?

Pode-se considerar como custo todo o valor que é gasto com bens e serviços para que outros bens e serviços sejam produzidos. Entram na categoria de custos todo tipo de matéria-prima (como, por exemplo, algodão para a produção de peças de vestuário) e energia usada para a produção de bens. Salários e todos os encargos envolvidos da equipe da produção também é considerado, na contabilidade, como custo.

O que diferencia despesas de custos?

O primeiro passo para diferenciar despesas de custos é ter em mente que o segundo tem a capacidade de ser atribuído ao produto final da empresa. Já as despesas são sempre de caráter geral, o que torna difícil vinculá-las aos itens produzidos pela empresa. Uma forma eficaz de diferenciar custos e despesas no dia a dia é se perguntar se você eliminar determinado gasto a produção ou aquisição de estoques da empresa será afetada. Se sim, o gasto pode ser considerado como custo. Caso a resposta seja negativa, o gasto é considerado como uma despesa.

Exemplos de despesas e custos

Seguindo a lógica acima, um bom exemplo de despesa é gasto com propaganda e publicidade.  Este tipo de gasto não pode ser considerado como custo porque não haveria alteração na produção de estoque da companhia caso a verba para este fim fosse cortada. O que aconteceria seria uma provável queda nas vendas.  Gasto com a compra de alumínio para a produção de latas de refrigerantes, por outro lado, trata-se de um custo. Caso este gasto fosse cortado, as latas não poderiam ser produzidas, o que afetaria diretamente o estoque e a produção da empresa.

Para não se confundir mais sobre as definições de despesas e custos, guarde pontos-chave relacionados com cada um dos conceitos. Custos estão sempre ligados a gastos de produção e vinculados de forma direta a produtos e a serviços da empresa. Também são sempre gastos relacionados à atividade-fim da companhia. Já as despesas são os gastos de vendas e, também, administrativos, não se relacionam de forma direta com a produção de bens e serviços e, por fim, compreendem gastos com atividades-meio, não exploradas diretamente pela empresa.

Agora que você entendeu a diferença entre despesas e custos é importante ficar atento para não usar os termos de forma errada. Ainda tem alguma dúvida sobre classificar gastos? Deixe nos comentários!

banner GB 2Leia também:
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

2 Comments

  1. Muito esclarecedor, obrigada!

  2. Ótima explicação!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *