Além de fazer com que você perca algumas noites de sono, não pagar as dívidas ainda pode te colocar em um cadastro que ninguém quer estar: o de devedores. O primeiro passo para sair desta situação é consultar se seu nome está sujo para, em seguida, arregaçar as mãos e trabalhar para limpá-lo. Veja como consultar se seu nome está sujo e sair dessa situação:
Quais instituições podem fazer seu nome ficar sujo?
São duas as principais empresas que sujam o nome do consumidor: a Serasa Experian e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). As duas instituições atuam registrando informações pessoais, como nome e CPF, de pessoas que atrasaram pagamentos e acumularam dívidas. Apesar de serem empresas diferentes, tem o mesmo objetivo: oferecer segurança para bancos, lojas e outras companhias na hora de financiar bens ou emprestar dinheiro.
Quais as diferenças entre elas?
O SPC é o sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL). Por isso, tem fácil acesso aos dados de clientes que estão devendo no comércio, principalmente em grandes redes varejistas. A Serasa é uma empresa privada, parte do Grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, e retém grande parte das informações sobre quem deve a bancos e instituições financeiras. Apesar das diferenças entre as empresas, é comum que quem tem o nome negativado no banco de dados de uma das instituições passe a figurar também no sistema da outra.
Como consultar seu nome no SPC e Serasa?
Agora, é possível consultar seu nome no SPC no GuiaBolso e de graça – o Radar de CPF é uma das novas funcionalidades do app. Baixe gratuitamente e consulte agora: iOS e Android.
Além disso, é possível consultar pela internet nos sites do SPC e Serasa, mas é cobrada uma taxa que varia entre R$ 9,90 e R$ 199,90. A validade varia conforme o serviço comprado. É importante saber que pessoas físicas podem consultar apenas o próprio CPF e não de terceiros.
Quais os prejuízos de ter o nome sujo?
São vários os prejuízos de ter o nome sujo na praça. Obter financiamento se torna uma missão quase impossível, assim como alugar um imóvel e até mesmo fazer compras a prazo. Conseguir um cartão de crédito ou a liberação do cheque especial também é uma dificuldade. Em alguns casos, é possível até mesmo ser eliminado de processos seletivos para um emprego por conta de restrições no seu nome.
Como limpar seu nome no SPC e Serasa?
São algumas as formas de limpar seu nome no SPC e no Serasa. A primeira e a melhor delas é quitando suas dívidas nas empresas que colocaram seu nome no cadastro de devedores. Mesmo que você pague seus débitos por meio de parcelas definidas na renegociação, o credor deve retirar seu nome da lista dos órgãos de proteção ao crédito. Outras formas de limpar seu nome é esperando a dívida expirar, o que acontece após cinco anos ou discutindo judicialmente a dívida (processo que pode ser demorado).
Para limpar o seu nome no Serasa, confira o passo a passo aqui.
Para limpar o seu nome no SPC, clique aqui.
Confira a situação do seu crédito e comece a agir controlando suas finanças para não ter que enfrentar a situação de ter o nome sujo.
Leia também:
– As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
– 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
– Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
– Planilha de gastos mensais: como fazer?