Nome sujo: veja como consultar e sair dessa situação

nome sujo

banner GB

nome sujoAlém de fazer com que você perca algumas noites de sono, não pagar as dívidas ainda pode te colocar em um cadastro que ninguém quer estar: o de devedores. O primeiro passo para sair desta situação é consultar se seu nome está sujo para, em seguida, arregaçar as mãos e trabalhar para limpá-lo. Veja como consultar se seu nome está sujo e sair dessa situação:

Quais instituições podem fazer seu nome ficar sujo?

São duas as principais empresas que sujam o nome do consumidor: a Serasa Experian e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). As duas instituições atuam registrando informações pessoais, como nome e CPF, de pessoas que atrasaram pagamentos e acumularam dívidas. Apesar de serem empresas diferentes, tem o mesmo objetivo: oferecer segurança para bancos, lojas e outras companhias na hora de financiar bens ou emprestar dinheiro.

Quais as diferenças entre elas?

O SPC é o sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL). Por isso, tem fácil acesso aos dados de clientes que estão devendo no comércio, principalmente em grandes redes varejistas. A Serasa é uma empresa privada, parte do Grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, e retém grande parte das informações sobre quem deve a bancos e instituições financeiras. Apesar das diferenças entre as empresas, é comum que quem tem o nome negativado no banco de dados de uma das instituições passe a figurar também no sistema da outra.

Como consultar seu nome no SPC e Serasa?

Agora, é possível consultar seu nome no SPC no GuiaBolso e de graça – o Radar de CPF é uma das novas funcionalidades do app. Baixe gratuitamente e consulte agora: iOS e Android.

Além disso, é possível consultar pela internet nos sites do SPC e Serasa, mas é cobrada uma taxa que varia entre R$ 9,90 e R$ 199,90. A validade varia conforme o serviço comprado. É importante saber que pessoas físicas podem consultar apenas o próprio CPF e não de terceiros.

Quais os prejuízos de ter o nome sujo?

São vários os prejuízos de ter o nome sujo na praça. Obter financiamento se torna uma missão quase impossível, assim como alugar um imóvel e até mesmo fazer compras a prazo. Conseguir um cartão de crédito ou a liberação do cheque especial também é uma dificuldade. Em alguns casos, é possível até mesmo ser eliminado de processos seletivos para um emprego por conta de restrições no seu nome.

Como limpar seu nome no SPC e Serasa?

São algumas as formas de limpar seu nome no SPC e no Serasa. A primeira e a melhor delas é quitando suas dívidas nas empresas que colocaram seu nome no cadastro de devedores. Mesmo que você pague seus débitos por meio de parcelas definidas na renegociação, o credor deve retirar seu nome da lista dos órgãos de proteção ao crédito. Outras formas de limpar seu nome é esperando a dívida expirar, o que acontece após cinco anos ou discutindo judicialmente a dívida (processo que pode ser demorado).

Para limpar o seu nome no Serasa, confira o passo a passo aqui.

Para limpar o seu nome no SPC, clique aqui.

Confira a situação do seu crédito e comece a agir controlando suas finanças para não ter que enfrentar a situação de ter o nome sujo.

banner GB 2Leia também:
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *