5 dicas de como organizar seu planejamento financeiro familiar

planejamento financeiro familiar

banner GB

planejamento financeiro familiarTer um planejamento financeiro familiar é essencial para garantir o equilíbrio das finanças e a segurança de toda a família. Para dar certo, é importante que todos os membros da casa participem do planejamento e que os gastos de cada um sejam anotados. Ter prioridades é outro ponto importante: gaste naquilo que realmente importa para a família. Confira dicas que vão ajudá-lo a organizar o planejamento financeiro familiar:

Faça com que toda a família participe do planejamento financeiro familiar

Para o planejamento financeiro familiar dar certo, é importante que toda a família, inclusive os filhos, se envolvam. Por isso, o primeiro passo é reunir todos os membros da casa, falar sobre a ideia de se organizar financeiramente e o que cada um deve fazer para colaborar. Quando toda a família se envolve no planejamento financeiro fica mais fácil criar um orçamento familiar, cortar gastos e definir objetivos e as metas para atingi-los.

Anote todos os gastos da família

O planejamento financeiro familiar passa por anotar todos os gastos da família e a forma como eles são pagos. Mesmo despesas menores devem entrar na lista, como balinhas, gorjetas etc. É importante que os gastos sejam anotados todos os dias para não correr o risco de esquecer alguma despesa.

Estabeleça prioridades nas despesas da família

É importante analisar os gastos anotados por todos os membros da família para separar aqueles que são essenciais dos supérfluos. Na hora de decidir os gastos que precisarão ser cortados, a separação facilitará o processo.

Incentive a família a poupar dinheiro

Poupar dinheiro é essencial para realizar os sonhos da família e para criar uma reserva financeira para recorrer em casos de imprevistos. Por isso é importante incentivar a família a adotar este hábito saudável, pesquisando preços, barganhando descontos à vista e, principalmente, economizando parte da renda.

Planeje compras, gastos e contas com antecedência

Quem planeja compras, gastos e contas com antecedência aumenta as chances de conseguir melhores preços e reduz o risco de ficar no vermelho. Vai viajar de férias com a família? Pesquise os preços de passagem, procure promoções para hospedagem e analise o impacto das despesas com a viagem no seu orçamento.

Dê mesada para as crianças e as ensine a anotar seus gastos

O planejamento financeiro familiar só é completo com a participação das crianças. Comece desde cedo a envolvê-los nas questões financeiras da família, educando-os em relação com o dinheiro. Dar uma mesada é uma forma de ensinar os pequenos a valorizar o dinheiro conquistado. Também mostre para as crianças a importância de anotar os gastos para, assim, identificar onde estão gastando o dinheiro que recebem.

Mostre à família como evitar desperdícios de alimentos

O desperdício de alimentos é um dos vilões da vida financeira saudável para muitas famílias. Comida que sempre fica no prato, produtos que perdem a validade, entre outros, podem ter um impacto financeiro significativo. Por isso, mostre à família como evitar desperdício de alimentos instruindo-os a só comprar novos alimentos quando os antigos tiverem acabado, a usar o congelador com sabedoria e a ficarem atentos aos prazos de validade para não ter que jogar nada no lixo.

Com essas dicas, fazer o planejamento financeiro familiar ficará muito mais fácil. Não deixe de falar sobre sua experiência nos comentários!

banner GB 2Leia também:
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *